Nas Bagagens de Darwin.

Júlio Oliveira
Foto: Júlio Oliveira.

A “Companhia Daqui” realiza, entre os dias 2 de agosto e 15 de setembro, uma sequência de 24 apresentações da peça de teatro infanto-juvenil “Nas Bagagens de Darwin” em espaços de Taguatinga, Guará, Cruzeiro e Sobradinho, sempre nos finais de semana. Serão duas apresentações por dia, às 17 horas e 20 horas, com preço único de R$ 3.

O espetáculo conta um aspecto da História do Brasil que é praticamente desconhecido: o encontro do cientista inglês Charles Darwin com a flora e a fauna brasileiras, o que contribuiu de forma decisiva para a elaboração da sua teoria sobre a sua célebre Evolução das Espécies.

Tudo começa na Inglaterra, em 1831, com os preparativos do jovem Charles Darwin, então com 22 anos, para uma viagem de reconhecimento e mapeamento detalhado do litoral da América do Sul, a bordo do navio HMS Beagle. O espetáculo, porém, concentra-se na passagem de Darwin pelo Brasil.

Apesar das condições precárias durante a viagem, ao entrar pela primeira vez numa floresta tropical, na cidade de Salvador, Bahia, Darwin fica extasiado com a “…elegância da relva, a novidade das plantas parasitas, o verde vivo das ramagens(…) a exuberância da vegetação. Do Brasil, Darwin partiu para a Terra do Fogo, onde descobriu fósseis importantes, como o Toxodon com uma curiosa estrutura de paquiderme e dentes de roedor. Antes mesmo de chegar às ilhas Galápagos, Darwin já intui sua teoria da evolução, que explicará somente 20 anos depois no livro “A origem das espécies, através da seleção natural”.

Para a turnê 2013, que contará com cenário do artista Andrey Hermuche, a companhia criou uma relação de proximidade entre o público e as teorias de Charles Darwin, um dos cientistas mais importantes do mundo, ao contar o começo da carreira do jovem de 22 anos, ainda em busca de sua orientação profissional. A ideia é despertar o interesse do público por temas ligados aos estudos da natureza, particularmente Geologia, Botânica, Zoologia, Ecologia e Genética.

“Nas Bagagens de Darwin” propõe um diálogo com a plateia e, consequentemente, com as comunidades onde o espetáculo é apresentado, sobre a atual situação do planeta Terra, ressaltando os questionamentos relativos aos efeitos de certas atividades do ser humano sobre o meio ambiente e de interesse pela diversidade das formas de vida.

Serviço: Nas Bagagens de Darwin
Teatro do Cruzeiro – Centro Cultural Rubem Valentim – SRE/S Área Especial 03 – Setor Escolar Lote 10, Cruzeiro Velho
Data: 02, 03 e 04 de agosto (sexta-feira), às 20 horas, (sábado), às 17 e 20 horas e (domingo), às 17 horas

Teatro de Sobradinho – Quadra 12, Área Especial 04
Data: 17, 18 e 24, 25 de agosto (sábado e domingo), às 17 e 20 horas

Taguatinga – Teatro da Praça-QNB 01 – AE 01 Setor Central
Data: 30, 31 de agosto e 01 de setembro (sexta-feira), às 20 horas, (sábado),às 17 e 20 horas e (domingo), às 17 horas

Teatro do Guará – QE 23 – Administração Regional do Guará
Data:13, 14, 15 de setembro (sexta-feira), às 20 horas, (sabado), às 17 e 20 horas e (domingo), às 17 horas
Ingressos: R$3
Classificação 12 anos.