Nas Ruas: grafite e arte urbana na Espanha.

Divulgação.
Divulgação.

Acontece entre os dias 28 e 31 de outubro, no Instituto Cervantes de Brasília, o curso “Nas Ruas: grafite e arte urbana na Espanha”, Com Begoña Saez, assessora de educação da Embaixada da Espanha no Brasil. Nos anos 80 o grafite, como fenômeno urbano, conquista as ruas espanholas. Experiências da região como ás do famoso Muelle e influências nova-iorquinas ligadas ao hip-hop, estabeleceram as bases para uma experiência cultural, hoje já em sua fase pós grafite, que durante todos estes anos transitou entre a clandestinidade e a institucionalização, entre a perseguição e o conhecimento. Com este curso, nos aproximaremos à evolução na Espanha desta arte que faz da cidade e as suas ruas, um espaço de criação e reflexão.

Aula I. Grafite e pós grafite: Definição. Tipologias. Raízes culturais. Desenvolvimento histórico. Experiência estética. Escritores / Artistas.

Aula II. Anos 80: Pioneiros. Muelle e seus seguidores: o grafite originário de Madri. Alcorcón, Mósteles e Torrejón de Ardoz: a influência de Nova York. Outros núcleos essenciais: Barcelona e Valencia.

Aula III. Anos 90: Consolidação e expansão. A década mais perseguida. Quebrando fronteiras artísticas e comerciais.
Aula IV. Mudança de século: Do grafite à arte urbana. Das ruas ao “museu”. Safári pelas ruas da Espanha.

Serviço: Nas Ruas: Grafite e arte urbana na Espanha
Data: 28 a 31 de outubro (segunda a quinta), às 19 horas
Local: Instituto cervantes de Brasília (SEPS 707/907, Conj. D – Asa Sul)
Inscrições R$ 70,00 em 2x no cartão ou cheque.
Classificação 14 anos.