Natal do ParkShopping privilegia a arte.

Texto e Fotos de Renato Acha.
Foto de Renato Acha.

O ParkShopping comemora o Natal em grande estilo e com diversas ações. Uma promoção permite que os clientes que fizerem compras no valor de 400 reais possam levar para casa uma lata de Chocottone com imagens criadas pela família Dumont e ainda concorrer a seis carros BMW.

O maestro Cláudio Cohen e a Orquestra de Câmara de Brasília abriram o evento no último domingo (7 de novembro) com um repertório natalino que reúne composições clássicas e eruditas de todos os tempos. O coral BsB Musical, regido por Dodora Salomão também se apresentou na abertura do evento.

Marcelo Martins (Superintendente do ParkShopping), o chef Rosario Tessier e Cilene Vieira (Gerente de Marketing do ParkShoppin). Foto de Renato Acha.

O Acha Brasília conversou com Cláudio Cohen na coletiva de imprensa na Trattoria da Rosario que ofereceu um delicioso almoço capitaneado pelo chef napolitano Rosario Tessier. O maestro falou sobre a atuação da Orquestra em eventos de Natal bem como sobre as próximas apresentações em que convidam Hamilton de Holanda e o maestro João Carlos Martins para concertos no Centro de Convenções.

Maestro Cláudio Cohen, Carolina Frederico, Marie Novion e Norma Parrot. Foto de Renato Acha.

Acha – Qual sua expectativa em participar no natal do ParkShopping?

Cláudio – “Vocês puderam ver hoje uma pequena mostra do que estamos preparando para degustação de obras de músicas natalinas mais conhecidas, do repertório tradicional e algumas outras de compositores eruditos que tocam neste período, como “Jesus Alegria dos Homens”, de Bach, entre outros.

A expectativa de tocar neste evento, que é o Natal do ParkShopping é sempre muito importante para nós porque a música e o espírito natalino se combinam de uma forma especial, a gente sabe que o Natal é uma mensagem de amor, de carinho e a música é muito própria e casa muito bem com este tipo de sentimento e emoção, então par nós é muito importante participar deste evento, sobretudo do ParkShopping que é uma empresa que valoriza os artistas e valoriza a arte dentro de suas atividades comerciais, e para nós é uma felicidade muito grande participar deste evento”.

Acha – Quais são as próximas apresentações até o final do ano?

Cláudio – “Estamos conversando com diversas pessoas sobre apresentações de Natal em vários locais da cidade e ainda estamos discutindo isto, mas virão coisas e o mês de dezembro vai ter bastante música e alegria”.

Acha – Quais são os planos da orquestra para 2011?

Cláudio – “A Orquestra de Câmara vem se fixando bem no mercado e a nossa tendência é de cada vez mais participar da vida cultural de Brasília, seja com espetáculos de música de câmara ou em eventos sócio culturais, ou seja, tocar em lugares nos quais você leva a mensagem para as pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de ouvir ou ainda em eventos e outras atividades ligadas à música e nós temos um calendário propenso á música e muitas atividades”.

Acha – Você já pode contar alguma coisa?

Cláudio – “Neste ano ainda vamos nos apresentar com o maestro João Carlos Martins em evento no Centro de Convenções. Temos outro concerto com o grande músico brasiliense Hamilton de Holanda, que é o nosso convidado e vai tocar conosco no dia 13 de novembro, já no próximo sábado e o João Carlos Martins no dia 25 de novembro no mesmo local.

Então quer dizer que a gente está com o mercado cada vez mais aberto para atividades culturais com nossa orquestra”.

Maria Helena Dumont, Paula Dumont, Sávia Dumont, Marilu Dumont e Antônia Zulma Diniz Dumont (sentada). Foto de Renato Acha.

Outro destaque na curadoria artística do Natal do ParkShopping fica por conta da originalidade dos brindes que os clientes podem trocar ao fazer compras. A família Dumont tem um enorme histórico de bordadeiras que ao longo do tempo saíram do contexto doméstico para levar a arte para galerias, como a exposição que fizeram na Caixa Cultural ou para uma coleção de moda de Ronaldo Fraga, que homenageou o Vale do Rio São Francisco em 2008.

Lata Beira d'agua. Divulgação.

A série de três latas de Chocotone são ilustradas com criações de bordado que fogem aos padrões das tradicionais latas de panetone que só são utilizadas durante o período de festa. Os temas (Brincadeiras, Caminho de Borboletas e Beira d’água) permitem ao consumidor ter um objeto de arte que pode ser exposto em casa durante o ano todo.

Lata Caminho de Borboletas. Divulgação.

Considero singular a decisão do ParkShopping de dar oportunidade aos artistas de Brasília e oferecer aos seus clientes uma peça bem cuidada e útil traz um movimento pendular entre a utilidade e a beleza”, elogia Marilu Bueno.

A família Dumont não pára e também desenvolve uma série de imagens de reproduções de pinturas de Cândido Portinari, que devem ser vistas em breve.

O ParkShopping se consagra como referência em compras e respeito à cultura local em iniciativas criativas que privilegiam o consumidor de bom gosto. Que venham mais Natais no melhor shopping da cidade.