Nelson Maravalhas em mostra no Museu Nacional.

Divulgação.
Divulgação.

Nelson Maravalhas convida para a mostra A Mecânica dos Animais Dramáticos – A divina commedia dell’arte humana no Museu Nacional da República (Galeria Sala 2), em cartaz de 4 a 31 de maio.

A mostra é fruto de um projeto de pesquisa (Edital Universal do CNPq) e de cerca de um ano de trabalho feito em isolamento. Nelson Maravalhas apresenta pinturas em telões e esculturas em materiais diversos. A instalação é composta por figuras alegóricas, em grupos que formam cenas dramáticas de um teatro mudo e estático constituído por homens e animais.

O subtítulo é uma referência tripla: à Divina Comédia de Dante Alighieri, ao teatro mambembe da Itália renascentista, e à saga realista de Balzac, tudo junto e misturado. Em suma, a exposição é um grande tableau vivant do infernal inframundo em que vivemos.

Depois de Brasília, a mostra segue para o Kunstforum Volksbank (Berlin), Tate Modern (Londres) e Palácio de Velázquez, sede expositiva dependente do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, em Madri.
Nelson Maravalhas 2
Serviço: A Mecânica dos Animais Dramáticos – A divina commedia dell’arte humana, de Nelson Maravalhas
Visitação: De 4 a 31 de maio
Local: Galeria – Sala 2 (Museu Nacional da República – Setor Cultural Sul)
Entrada franca.