Coletivo que pesquisa Arte, Interatividade e Agroecologia apresenta mostra no Condomínio RK.

De 18 de agosto e 1º de setembro.

Fotos: Janine Moraes.

O Ninho – Coletivo de pesquisa em Arte, Interatividade e Agroecologia tem exposição aberta ao público em seu ateliê de 18 de agosto e 1º de setembro. São quinze obras fruto das pesquisas realizadas pelo grupo nos espaços de uma casa, em que sensores eletrônicos interagem com plantas, eletrodomésticos, criando uma poética que aproxima os ambientes internos e externos da mesma.

O grupo se descreve como “um organismo formado por humanos (atuantes nas artes, na agricultura e na tecnologia), plantas, micro-organismos, componentes eletrônicos e computadores. A vida do organismo se dá baseada em circunstâncias temporais e espaciais”. Todo o trabalho está sob curadoria da pesquisadora e artista Malu Fragoso, que prestou tutoria durante todo o processo.

Segundo a artista visual Yasmin Adorno, “Veremos expostos processos de uma pesquisa que durou mais de 6 meses, em que um grupo transdisciplinar se propôs a experimentar e propor novas relações com a terra por meio de tecnologias e técnicas variadas, buscando uma interação mais equânime com o(s) meio(s) ambiente(s) que o NINHO circulou durante a pesquisa. A exposição acontece na própria casa onde ocorreram os encontros do coletivo, assim mantendo seu caráter de ateliê, por não retirar a obra do lugar onde ela é feita. Ao invés do cubo branco, propomos aos visitantes um breve ocupação da casa, onde eles serão convidados a tomar um banho, comer, dormir ou andar pelo jardim”.

A exposição estará aberta por três finais de semana, em que será possível transitar pela horta agroecológica e pelos diversos cômodos da casa transformados em espaços interativos. “A exposição na casa-ateliê propõe uma imersão cognitiva no universo das plantas e demonstra a possibilidade da criação de pequenas florestas no espaço urbano. As obras apresentadas são o desdobramento da vivência dos artistas com o espaço do ateliê”, explica Karen Schimidt, engenheira elétrica.

Ninho
Final de semana 1 – 18 e 19/8
das 15h às 22h – visitação
trilha pelo Jardim Florestal orientada pela Sofia Carvalho: 16h
visitas guiadas com artistas: 18h, 19h30 e 21h
Final de semana 2 – 25 e 26/8
das 15h às 22h – visitação
visitas guiadas com artistas: 18h, 19h30 e 21h
trilha pelo Jardim Florestal orientada pela Sofia Carvalho: 16h
Final de semana 3 – 1/9 (apenas no sábado)
15h às 22h – visitação
trilha pelo Jardim Florestal orientada pela Sofia Carvalho: 16h
Conversa com curadora Malu Fragoso e expositores: 17h às 19h
Lançamento do catálogo
*domingos: apenas visitação, das 16h às 21h
*Endereço: Condomínio RK Conjunto Centauros QD B lote 33
*Segunda a sexta: visitas agendadas por telefone ( Maurício – 61 984118829; ou Renato Perotto – 61 999895840)
ninho.org