Nise da Silveira – Senhora das Imagens


Divulgação.
A doutora Nise da Silveira revolucionou a psiquiatria no Brasil por transformar a terapia ocupacional em algo além de atividades domésticas ao incentivar o uso da escultura, modelagem e da pintura.

“…Vamos começar pelo eletrochoque. Quando o paciente ficou pronto para a aplicação do choque, o médico me disse: ‘Aperte o botão.’ E eu respondi: Não aperto!”, lembrou ao falar do início de sua experiência com terapias ocupacionais.

Ao criar o Museu de Imagens do Inconsciente e a Casa das Palmeiras na década de 50, concretizou o um sonho que evoluiu após o contato com Jung, que a influenciou a estudar a mitologia para interpretar as criações  dos pacientes. O Museu abriga as obras produzidas nos ateliês e mantém viva a memória da doutora que virou referência para diversas entidades de tratamento psiquiátrico no país.

Ela nunca quis ver sua vida retratada cronologicamente em uma biografia, pois não revelaria o que há de profundo na existência.

O espetáculo multimídia “Nise da Silveira – Senhora das Imagens” utiliza do teatro, cinema, fotografia, música e dança para contar a história desta brasileira revolucionária. Em cartaz na Caixa Cultural de quinta a sábado (20 a 23 de janeiro). No sábado, haverá uma palestra com o público após o espetáculo.

Acontecimentos marcantes da vida da psiquiatra são apresentados no palco por Mariana Terra, filha de Raffaele Infante, renomado psiquiatra que conviveu com Nise.

A dramaturgia ganhou o apoio de Ferreira Gullar, e Marco Lucchesi, coreografia de  Ana Botafogo e a trilha sonora original de João Carlos Assis Brasil, um dos maiores pianistas brasileiros. As composições, inéditas, tiveram a participação de Marco Lobo. Carlos Vereza, representou, em off, a voz do psicanalista Carl Gustav Jung, importante referência no percurso de Nise.

Batman Zavareze é o responsável pelas projeções de obras do Museu, além de trechos do curta-metragem “Estrela de oito pontas”, grande vencedor do Festival de Gramado, em 1996. O filme apresenta a obra de Fernando Diniz, um dos internos que freqüentava o atelier. A equipe de criação conta ainda com cenários e figurinos de Ronald Teixeira e desenho de luz de Djalma Amaral.

Serviço: Nise da Silveira – Senhora das Imagens

Local: Caixa Cultural Brasília – Teatro (SBS Quadra 4, lote 3/4, anexo ao edifício Matriz da Caixa Economica Federal)

Data: 20, 21, 22* e 23 de Janeiro de 2010

*No dia 22/01, sábado, haverá uma palestra com o público após o espetáculo.

Horário: de quinta-feira (20) a sábado (22), às 20h; domingo (23), às 19h (não será permitida a entrada após o início da sessão)

Telefone para Informações: (61) 3206-9448

Duração: 80 minutos

Bilheteria: (61) 3206-6456 (aberta de terça-feira a domingo, das 12h às 21h)

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada para estudantes, pessoas com 60 anos ou mais, professores e empregados Caixa)

Capacidade da sala: para este espetáculo, limitado a 100 pessoas (acesso para portadores de necessidades especiais).

Classificação etária: 16 anos

Os ingressos começam a ser vendidos no dia 15/01/2011 (sábado).