O espetáculo “No Muro – Ópera Hip Hop” está em cartaz na Caixa Cultural de hoje a domingo.

Foto de José Machado.

Cantores líricos, rappers, atores, dançarinos e DJs dividem o palco no espetáculo No Muro – Ópera Hip-Hop, com direção de Hugo Rodas. O musical, que mescla elementos estéticos da cultura urbana e utiliza o formato clássico da ópera como plataforma, chega ao teatro da CAIXA Cultural Brasílianeste fim de semana – sexta e sábado, às 21h e domingo, em sessão dupla, às 18h e 20h.

O espetáculo apresenta um dia de um jovem infrator que, depois de um tempo preso, volta para sua comunidade. No retorno, vive o reencontro com familiares, amigos e amores, enquanto sente o conflito entre as imagens de seu passado recente e o forte desejo de mudar seu futuro. Cada reencontro é articulado em rap, ritmos e danças que reinterpretam elementos musicais e coreográficos do movimento hip-hop.

A parafernália eletrônica instalada no palco fornece o ambiente sonoro – marcado com o peso rítmico das bases pré-gravadas – para a expressão de múltiplas vozes.  Há cantos de diversas ordens – da voz que acusa, grita e censura à voz que sussurra, suplica e lamenta. O caráter multimidiático, interartístico e pluridimensional das performances e interações produz um largo espectro de estímulos, imagens, sensações e efeitos.

Em No Muro, professores, estudantes e técnicos da Universidade de Brasília estabelecem o contato  criativo e a  troca de conhecimentos e vivências com jovens artistas de Ceilândia – integrantes dos grupos “DF Zulu Breakers”, “New Old School”, “Street Jam” e o consagrado DJ Jamaika.

Serviço: No Muro – Ópera Hip-Hop

Data: sexta-feira (19) e sábado (20), às 21h; domingo (21) às 18h e 20h

Local: CAIXA Cultural Brasília (teatro) – SBS Qd 4 lotes 3/4, anexo do edifício matriz da Caixa

Recepção: (61) 3206-9448

Bilheteria: (61) 3206-6456 (aberta de terça-feira a domingo, das 12h às 21h)

Entrada franca – mediante retirada de ingressos na bilheteria.

Aberta a partir das 12h do sábado (13).

Classificação etária: Não recomendado para menores de 12 anos.