“Nur, A filha de Rhá” discute existência humana e valorização da mulher a partir da cultura árabe.

Até 30 de outubro.

Fotos: Thiago Barreto. Divulgação.
Fotos: Thiago Barreto. Divulgação.

O espetáculo Nur, A filha de Rhá circula pelo DF em outubro. Escrito, dirigido e coreografado por Ousseima Imad e sob a direção de cena de Gê Martú, a peça estreia no dia 1 de outubro no Teatro SESC Paulo Gracindo – Gama. Com raízes na filosofia e na cultura árabe, o espetáculo de dança-teatro surge como oportunidade de reflexão sobre questões pertinentes à cultura oriental contemporânea, como a dos refugiados de guerra, a posição da mulher na sociedade árabe e a própria vida humana.

Depois do Gama, a peça ganha apresentações no Teatro Sesc Newton Rossi de Ceilândia, dia 7 de outubro; no Teatro Plínio Marcos da Funarte, dias 8 e 9 de outubro; e no Teatro Sesc Paulo Autran de Taguatinga, dias 29 e 30 de outubro. Todas as sessões acontecem às 20 horas e têm entrada franca, com doação de alimento não perecível ou brinquedo novo.

A peça conta a história de uma suposta divindade feminina, Nur, que resolve tornar-se humana para vivenciar a existência material na Terra. Porém, ao deparar-se com as emoções cotidianas, como a ganância, a alegria, a inveja e especialmente o medo e o apego, Nur perde o contato com seu “Eu Divino” e a partir daí inicia um processo de resgate de si mesma, propondo uma reflexão profunda sobre o sentido da existência.

A peça estreia em um momento delicado, já que a Síria – país de origem da diretora – ainda vive uma complexa guerra civil. Por meio da dança, o projeto mostra a mudança de paradigmas envolvendo a humanidade, ampliando o debate para questões como guerra, xenofobia e machismo.

a-filha-de-rha-foto-thiago-barreto-2
Serviço: Nur, A filha de Rhá
Data: 01, 07, 08, 09, 29 e 30 de outubro, sempre às 20 horas
Local: 1/10 no Teatro Sesc Paulo Gracindo – Gama; 7/10 no Teatro Sesc Newton Rossi – Ceilândia; 8 e 9/10 no Teatro Plínio Marcos – Funarte; e 29 e 30/10 no Teatro Sesc Paulo Autran – Taguatinga
Entrada gratuita mediante doação de 01 kg de alimento não perecível (exceto sal), ou 1 brinquedo novo
Os donativos arrecadados serão distribuídos para entidades que cuidam de crianças carentes no DF
Informações: (61) 99666-4345 (Tainá Baldez)