O Brasil de Jackson do Pandeiro.

 Chico Cesar DVD AOS VIVOSPedro Luis Créditos Jorge Bispo

Fotos: Chico César. Divulgação e Pedro Luís, por Jorge Bispo.

Jackson do Pandeiro foi um compositor e instrumentista que transitou por entre ritmos que animam festas populares brasileiras com maestria. Do xote ao xaxado, do coco ao baião, ou ao brincar de quadrilha e o arrasta-pé, até as marchinhas de carnaval e o frevo integraram seu repertório, que agora ganha homenagem no CCBB, em shows que acontecem em junho, no projeto O Brasil de Jackson do Pandeiro, idealizado por Andrea Alves e com direção artística de Luís Felipe de Lima.

No palco estão Chico César, Pedro Luís, Marcos Suzano e Thais Macedo, acompanhados de banda formada por virtuosos instrumentistas. No dia 29 de junho, o palco será montado no Pavilhão II. Nas duas noites, dos dias 16 e 23, em palco montado próximo ao Bistrô Bom Demais, acontece o projeto Terreirada Cearense, com direção musical de Beto Lemos, convida Silvério Pessoa (16), e Herbert Lucena (23). Serão três dias de festa, para reverenciar e celebrar a arte e a criatividade musical deixada pelo, como disse Alceu Valença, Garrincha de Música em suas mais de 400 composições.

Silvério Pessoa Créditos Thito Borba (3)
Silvério Pessoa. Foto: Thito Borba.

A programação começa com o repertório dançante da banda do projeto Terreirada Cearense, interpretando o que há de tradicional na musicalidade do nordeste brasileiro com leitura moderna, arranjos sofisticados e improvisos de tirar o fôlego. Comandado por Geraldo Junior e Beto Lemos, acompanhados de banda formada por cinco músicos-cantores, o projeto vem, há mais de oito anos, divulgando e celebrando a cultura tradicional nordestina por todas as regiões do Brasil e, há cinco anos, é festa semanal no Rio de Janeiro, agitando a noite carioca num festivo arrasta-pé.

O Terreirada tem como tradição convidar músicos de vários lugares do Brasil e do mundo. Em Brasília, abrindo da série de shows do “O Brasil de Jackson do Pandeiro”, segunda-feira (16), Geraldo e Beto recebem Silvério Pessoa, cantor e compositor natural de Carpina/PE, que logo no início de sua carreira profissional, mostrou que seria um dos principais representantes da música regional ao receber o Prêmio Sharp de Música 1999 na categoria Música Regional, com a banda Cascabulho, formada em 94.

Terreirada Cearense. Foto: Júlia Guimarães.
Terreirada Cearense. Foto: Júlia Guimarães.

O caruaruense Herbert Lucena é o músico que se apresenta ao lado da banda do Terreirada no dia 23 (segunda-feira). Depois de passear pelo rock, Lucena assumiu o coco, o forró e a ciranda como sua música e foi com essas levadas aceleradas de compassos curtos e frases longas que arrebatou três prêmios Sharp com o CD “Não Me Peçam Jamais Que Eu Dê De Graça Tudo Aquilo Que Eu Tenho Pra Vender”. Segundo de sua carreira e que exibe um diálogo poético entre pandeiros, pífanos e zabumbas e um piano, violino e violoncelo.

Para o encerramento de “O Brasil de Jackson do Pandeiro”, dia 29 (domingo), um grande arraial será montado no 2º Platô, próximo ao Pavilhão II, cercado de barracas, servindo bebidas e pratos típicos do nordeste, onde se apresentarão, a partir das 16h, duas Quadrilhas Juninas e, em um grande palco montado bem à frente, o pesquisador de música brasileira Cacai Nunes com seu projeto Forró de Vitrola. Neste mesmo palco, às 19h, sobe a banda do Terreirada Cearense.

Para fechar a noite, com direção artística de Luís Filipe de Lima, grande show com Chico César, conterrâneo de Jackson, o multiartista e produtor musical Pedro Luís, o pandeirista, que faz escola mundo a fora, Marcos Suzano, o talento e a promessa jovem do samba Thais Macedo. Os artistas deste segundo show da noite, que começa às 20h30, serão acompanhados por Luís Filipe de Lima, no violão, Luís Barcelos, no cavaquinho e bandolim, Kiko Horta, no acordeom, Ivan Machado, no baixo, Thiago da Serrinha, na percussão, e Cassius Theperson, na bateria.

Foto: Alexandre Severo/Badoque

Serviço: O Brasil de Jackson do Pandeiro
Local: CCBB Brasília (SCES Trecho 2, Lote 22)
Datas:
16 de junho (segunda): Beto Lemos, Geraldo Junior e Terreirada Cearense convidam Silvério Pessoa.
23 de junho (segunda): Beto Lemos, Geraldo Junior e Terreirada Cearense convidam Herbert Lucena.
Local: Área externa – próximo ao bistrô Bom Demais.
Horário: 20 horas
Entrada Franca

29 de junho (domingo)
Às 16 horas: Cacai Nunes e duas Quadrilhas Juninas
Às 19 horas: Beto Lemos, Geraldo Junior e Terreirada Cearense.
Às 20:30: Chico César, Pedro Luís, Marcos Suzano e Thais Macedo.
Local: Área externa – 2º Platô.
Ingresso: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).
Os ingressos começam a ser vendidos dois domingos anteriores às sessões da semana, e podem ser adquiridos na bilheteria do CCBB de quarta a segunda, das 9 às 21 horas, pelo site www.ingressomais.com.br, ou pelo televendas 4003-2330, das 9h às 21h de segunda a segunda.
Classificação: Livre para todos os públicos.
Informações: 61 3108-7600 ou bb.com.br/cultura

Foto: Alexandre Severo, por Badoque.