O Brasil de John Graz em exposição.

Descanso (1927). Guache sobre papel. 37 x 58 cm. Divulgação.
Descanso (1927). Guache sobre papel. 37 x 58 cm. Divulgação.

A mostra “O Brasil de John Graz” está em exibição na Caixa Cultural até 12 de janeiro, e conta com cerca de 180 trabalhos do artista plástico, designer e arquiteto. A curadoria de Sérgio Pizoli reuniu cerca de 180 trabalhos inéditos do artista. São desenhos e uma tela, em grande dimensão, todos com temática brasileira e em vários estilos.

A exposição permite ao visitante um mergulho no universo do artista, através do contato com estudos, cadernos de viagem e esboços, com várias visões do Brasil, através do desenho modernista de John Graz. Os temas escolhidos são arquitetura brasileira; viagens, festas e paisagens; flora e fauna; o homem e o trabalho.

John Graz traz para o cenário das artes brasileiras as influências renovadoras dos movimentos europeus do século XX. Após sua formação artística na Escola de Belas Artes de Genebra, onde cursou Arquitetura, Decoração e Desenho, viaja para Espanha. Suas obras lá produzidas impressionam Oswald de Andrade que o convida a participar da Semana de Arte Moderna de 22, ao lado de nomes como Anitta Malfatti, Brecheret, Di Cavalcanti e Vicente do Rego Monteiro. É um dos fundadores da Sociedade Pró Arte Moderna (SPAM) e participa do Clube dos Artistas Modernos (CAM). Em 1925, inicia suas atividades como arquiteto e designer de interiores, dedicando-se por quase quarenta anos a este segmento profissional. Graz faleceu em 1980, aos 89 anos, deixando um acervo, ainda hoje inédito, com desenhos, estudos, plantas baixas, cadernos de viagem e de anotações, aos cuidados de Annie Graz, sua segunda esposa. Este acervo encontra-se, atualmente, sob a guarda do Instituto John Graz, presidido por Annie Graz e Claudia Taddei.
http://www.institutojohngraz.org.br/
mulheres  Bahia, anos 1940. guache e grafite sobre papel 13 x 13 cm (1)

Serviço: O Brasil de John Graz
Visitação: Até 12 de janeiro de 2014
De terça a domingo, das 9h às 21h.
Local: Caixa Cultural Brasília (SBS Qd. 4 Lote 3/4, Ed. Anexo à Matriz da Caixa Cultural)
Entrada franca
Classificação livre para todos os públicos
Informações 61 3206.9443 ou 9449
caixacultura.df@caixa.gov.br
www.caixa.gov.br/caixacultural

Foto: Mulheres Bahia. (Anos 1940). Guache e grafite sobre papel. 13 x 13 cm.