“O Gato Filosofal”, de Newton Scheufler, ganha lançamento na Biblioteca Nacional.

3 de dezembro.

Divulgação.

Uma experiência “pedagógico-literária-educacional-artística”. É assim que Newton Scheufler descreve a obra O Gato Filosofal, seu primeiro livro infanto-juvenil, será lançado nesta terça (3 de dezembro), às 17 horas, na Biblioteca Nacional de Brasília. O público que for ao coquetel de lançamento do livro poderá conferir também uma exposição de ilustrações da obra, que fica na Biblioteca até o dia 7 de dezembro. O evento é gratuito.

A imaginação de um menino de 10 anos conduz a narrativa da obra – filosofias sobre o seu cotidiano, a curiosidade, o ligeiro desconfiar, a vontade da descoberta e da aventura. O que está ali, à frente, é um inimigo feroz ou apenas uma bolinha de papel de bala embrulhada? “Todo livro é uma grande pergunta, ou várias perguntas. A busca das respostas é o caminho capaz de gerar consciência, conhecimento, autoconhecimento e nobreza humana. Para as crianças e os jovens só pretendo que seja desafiador e instigante, prazeroso, mas também angustiante, como é todo o processo de aprendizagem”, afirma o autor.

A obra é resultado de mais de 30 anos de docência e atividades criadoras. É um livro que, apesar de infanto-juvenil, é voltado também para os pais e professores, como instrumento pedagógico e formador. “Não é um livro de História da Filosofia, mas usa a prática filosófica como instrumento para conhecer e relacionar-se criticamente com o mundo. Também não é um livro sobre História da Arte, mas utiliza a arte como referência para descobrir um tipo particular de sensibilidade, uma aesthesis e uma poética”, define.

Ilustrado com uma série de imagens autorais e, também, com colagens digitais repletas de referências a grandes artistas plásticos, a obra traz, por exemplo, uma releitura do clássico cachimbo de Magritte que, no livro, aparece com orelhas e dentes de elefante. Visto que “ceci n’est pas une pipe”, ceci peut être un éléphant. Na cabeça de uma criança, qualquer coisa é possível, basta provocar a imaginação e incitar a criatividade.

A produção é da Curadoria – Produção de Arte e Cultura.

Newton Scheufler – Artista visual, escritor, biólogo, antropólogo, professor, pesquisador e curador, traz em sua trajetória exposições individuais como O Círculo da Vida, realizada em 2018; The Stranger: humani corporis mysterious, em 2016; Messages to Fernando Pessoa and Other Scraps, em 2015, entre outras. Em exposições coletivas, Scheufler tem obras expostas não só no Brasil, como também na França, nos Estados Unidos, na Itália e na Suíça.

Com Gustavo Lisboa, Duda Bentes e Milton Cabral Viana fundou, em 2000, A Casa da Mão, estúdio de criação gráfica independente e ambiente para cursos e discussões sobre arte, educação e cultura. Com O Gato Filosofal, a Casa da Mão se lança também como editora. Apesar de não estar mais na docência da universidade, Scheufler ainda leciona, além de seu trabalho como artista, escritor, curador e gerência no estúdio.

Lançamento do livro O Gato Filosofal
3 de dezembro (terça) às 17 horas
Biblioteca Nacional de Brasília (Setor Cultural Sul, lote 2)

Exposição: Ilustrações do livro O Gato Filosofal
Até 7 de dezembro
Visitação: de segunda a sexta, das 8h às 20h | sábados e domingos, das 8h às 14h
Entrada franca.