A Caixa Cultural apresenta temporada de “O Menino Teresa”.

De 17 a 19 de agosto.

O Menino Teresa
O Menino Teresa Foto: Georgia Branco

De 17 a 19 de agosto, no Teatro da Caixa, a garotada poderá conferir as aventuras de Teresa, uma menina que, determinada a desvendar os mistérios e costumes do mundo masculino, resolve virar menino por uma tarde. O espetáculo da Banda Mirim tem texto de autoria de Marcelo Romagnoli, quem também assina a direção, e conta com trilha sonora original executada ao vivo por Tata Fernandes.

Como em uma brincadeira de caça ao tesouro, no melhor estilo Indiana Jones, nossa ingênua e convicta heroína, interpretada pela atriz Cláudia Missura, organiza uma expedição com destino ao quarto sombrio e abandonado dos meninos. Com uma vela e um mapa em mãos, Teresa invade o espaço secreto dos rapazes cheia de dúvidas sobre as questões de gênero.

O Menino Teresa
O Menino Teresa Foto: Georgia Branco

“Curiosidade é a palavra que move a infância”, explica Romagnoli. “Em ‘O Menino Teresa’, discutimos gênero, trocamos identidades e ampliamos as possibilidades. Isso através de uma menina que irá subverter a ordem ao entrar no quarto dos meninos”, acrescenta o diretor. Na montagem, há somente mais uma personagem em cena, representada pela compositora e instrumentista Tata Fernandes, que ajuda a protagonista a compreender o universo masculino.

Delicado e intimista, O Menino Teresa busca também, nesse desvendar do masculino, o reencontro da menina com a figura paterna. Os mistérios do outro sexo são tratados de forma divertida e suave, onde mais vale a diversão do que as certezas dos adultos. Teresa descortina um mundo onde as igualdades prevalecem, e tem tudo anotando em seu caderninho, num detalhado “placar” entre os sexos. “Trazendo os desafios da infância em investigar o mundo, o outro e a si mesmo, ‘O Menino Teresa’ é um delicioso convite para falar sobre a identidade e discutir os padrões ou a falta deles”, pontua o diretor.

Espetáculo “O Menino Teresa”
Data: De 17 a 19 de agosto, sexta e sábado, às 19 horas, domingo, às 17 horas
Local: Caixa Cultural (SBS Quadra 4 Lotes 3/4 – Edifício anexo à Matriz da Caixa)
Informações: (61) 3206-6456
Ingressos: Entrada franca, com distribuição de ingressos 1 hora antes do início de cada sessão
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Livre
Capacidade: 400 lugares
Acesso para pessoas com deficiência.