A obra de mulheres negras no projeto gratuito “O Samba na Rua”.

1º e 15 de dezembro.

Teresa Lopes. Foto Guto Martins.

No dia 1º de dezembro, véspera do Dia Nacional do Samba, o Samba na Rua – O Tom das Pretas celebra a obra de mulheres negras que foram (e ainda são) referência na história do samba. Na Praça Central do Setor Comercial Sul, a partir das 16 horas, Fernanda Jacob e músicos da cidade recebem Teresa Lopes, que interpreta repertório com sucessos de Jovelina Pérola Negra, Alcione e Leci Brandão. No dia 15 de dezembro, é a vez de Cris Pereira homenagear Dona Ivone Lara, Elza Soares e Clementina de Jesus. Além de “Sorriso negro”, “Malandro” e “Yaô”, Cris canta músicas do primeiro disco “Folião de raça” (2013).

Cris Pereira. Foto: Guto Martins.

“Por causa das desigualdades raciais e de gênero, mulheres não alcançam os espaços merecidos no mercado musical de Brasília, embora sejam de fundamental importância na transmissão dos ritmos afro-brasileiros, patrimônios trazidos para o Distrito Federal por suas famílias e comunidades. Por isso o Samba na Rua – O Tom das Pretas é tão importante. O projeto evidencia a participação das mulheres negras na construção da cena de samba brasiliense e nacional”, explica a cantora e atriz Fernanda Jacob, uma das idealizadoras do projeto. Nascida e criada no DF, Fernanda está rodando o Brasil com “Dona Ivone Lara – O musical”, em que interpreta a protagonista.

Fernanda Jacob. Foto: Rodrigo Coutinho.

O Samba na Rua – O Tom das Pretas
1º de dezembro (sábado) às 16 horas
Praça Central do SCS (ao lado do BRB)
Show em homenagem a Jovelina Pérola Negra, Alcione e Leci Brandão com Fernanda Jacob, Teresa Lopes e músicos da cidade
Entrada franca
Classificação: Livre.

15 de dezembro (sábado) às 16 horas
Praça Central do SCS (ao lado do BRB)
Show em homenagem Dona Ivone Lara, Elza Soares e Clementina de Jesus com Fernanda Jacob, Cris Pereira e músicos da cidade
Entrada franca
Classificação: Livre.