O Silêncio do Deserto de Atacama.

Divulgação.
Divulgação.

A exposição “O Silêncio do Deserto de Atacama” está em exibição no Instituto Cervantes Brasília de 27 de setembro a 26 de outubro. A inauguração da mostra conta com mesa redonda, no dia 27 de setembro, às 19:30, com a participação do autor Nazareno Stanislau e do embaixador do Chile Manuel de la Cámara Hermoso, quando serão abordados os diferentes pontos de vista e experiências acerca do deserto chileno e as fotografias que retratam o silêncio da natureza de Atacama, como conseqüência da ausência humana. Após o bate-papo, será servido um coquetel com produtos chilenos.

A mostra apresenta dezesseis fotografias do artista plástico e fotógrafo Nazareno Stanislau, com curadoria de Bisser Nai. Os amigos, durante uma viagem a San Pedro de Atacama, tiveram a ideia de gravar todos os momentos deste cenário, trazendo reflexões sobre a ausência do ser humano, como também do verde, da falta de água e a existência de poucos animais nesta região.

Stanislau tenta transpassar nas imagens tudo o que sentiu. Ele relata que o pouco da população que vive naquele local se hidrata das águas vindas das montanhas nevadas em uma região marcada por uma extensa área de areia, pedras de cores sutis, águas quentes e temperaturas díspares dependendo de onde se está. “Apesar de tudo, sabemos que é uma região muito rica em paisagens e faixas de gramas”, comenta sobre a riqueza de uma paisagem que não está somente marcada pela exuberância. “A vida não é só aquilo que achamos que é, pode ser outra coisa”, completa.

Um outro detalhe nas imagens é a presença de uma borda como se fosse um cone. Ali, o autor explica que quis estabelecer diálogo entre a arte e o deserto, utilizando os próprios desenhos e fotografias de sombras com uma transparência.

lago 3 r

Serviço: Exposição O Silêncio do Deserto de Atacama
Abertura com a Mesa Redonda no dia 27 de setembro (sexta), às 19:30
Visitação: De 27 de setembro a 26 de outubro
Horário: de segunda a sexta das 11 às 21 horas. Sábados das 9 às 14 horas
Local: Instituto Cervantes (707/907 Sul)
CI: Livre
Entrada Franca
Informações: 3242-0603
Site: http://brasilia.cervantes.es