O Todo é Mais que Eu.

Foto: Bruno Bernardes. Divulgação.

Renato Acha

O projeto O Todo é Mais do que Eu foi criado como uma semana acadêmica que tem o princípio da coletividade como mote para unir diferentes campos de conhecimento e contemplar amplas formas de produção cultural, em seus aspectos artísticos, científicos e tecnológicos.

Voltado para estudantes, profissionais da cultura e a comunidade do Distrito Federal, a  terceira edição acontece de 11 a 16 de abril na FAU (Faculdade de Arquitetura e Unbanismo) e Faculdade de Comunicação Social da Universidade de Brasília (UnB).

Octávio Sousa, um dos coordenadores, falou sobre o projeto ao Acha Brasília:

“Faço parte do Centro Acadêmico de Arquitetura e nos unimos aos Centros Acadêmicos de Artes Visuais, Artes Cênicas, Música, Comunicação e Design para fazer uma semana de eventos. Idealizamos o projeto que pensávamos em fazer e procuramos o apoio da UnB, de coletivos de arte, além de conseguirmos materiais em lojas.”

Octávio destacou a diversidade da programação:

“É uma programação variada. Vão acontecer desde oficinas a mostras de teatro, música e dança. A festa de encerramento vai ser no Teatro de Arena com bandas do FINCA (Festival Universitário de Música Candanga), bandas de Brasília e outras atrações”.

Foto: Bruno Bernardes. Divulgação.

Outro fator de destaque do TODO é a ampliação do olhar para além do circuito acadêmico, visto que o projeto chama a atenção para os saberes advindos da cultura popular. O público entrará em contato com diferentes formas de criação e produção cultural, o que objetiva a ampliação e difusão do conceito de arte e cultura, para transcender a hierarquização da cultura e do conhecimento, afinal a cultura brasileira se caracteriza pela multiplicidade presente tanto dentro quanto fora das salas de aula.

Uma excelente oportunidade que dialoga também com a diversidade cultural presente em Brasília. A programação é vasta e merece destaque na agenda cultural da semana.