A mostra “Oceano Invadido” apresenta instalações imperdíveis no Átrio dos Vitrais da Caixa Cultural.

Texto e Fotos de Renato Acha.

Foto de Renato Acha.

A mostra “Oceano Invadido” é uma instalação imersiva do Estúdio BijaRi que está em cartaz no Átrio dos Vitrais da Caixa Cultural. O ambiente marinho é apresentado em estado de degradação, por meio de uma enorme baleia Jubarte construída com a utilização de materiais recicáveis, como garrafas PET. Os espectadores podem observar uma outra instalação interativa feita com uma cobertura mecânicocinética, construída em madeira, tubos de PVC e retalhos plásticos translúcidos, reproduzindo a ondulação da superfície dos oceanos. O movimento das ondas é feito ao se girar roldanas e o espectador pode observar tudo em pufes feitos de plástico, que simulam anêmonas.

Foto de Renato Acha.

Outra instalação revela a projeção de imagens em sequência, iniciadas por uma sacola plástica que voa pela rua. A imagem se amplia para cima e revela a rua, a cidade, o continente e o planeta Terra, como as imagens de vista aérea do Google Earth.

Foto de Renato Acha.

O grupo BijaRi foi formado em 1996, por arquitetos e artistas (Eduardo Fernandes, Frederico Ming, Flávio Araújo, Gustavo Godoy, Geandre Tomazoni, Maurício Brandão, Olavo Ekman, Sandro Akel e Rodrigo Araujo).

Foto de Renato Acha.

Trata-se um centro de criação de artes visuais e multimídia. Desenvolvem projetos em diversos suportes e tecnologias e atuam entre os meios analógicos e digitais, propondo experimentações artísticas, sobretudo de caráter crítico. Intervenções urbanas, performances, video, design e web design tornam-se meios para estabelecer possibilidades de vivências onde a realidade é questionada.

Foto de Renato Acha.

Para o artista, lidar com a “resistência do material” sem acabar com ela, é um grande desafio. Deve restar o conflito. No caso do Grupo BijaRi, o desafio é confrontar a sua linguagem e seu instrumental tecnológico com a “realidade”.

Foto de Renato Acha.

Vale a pena conferir a mostra em cartaz na Caixa Cultural até o dia 28 de novembro.

Serviço: Oceano Invadido

Local: Caixa Cultural Brasília – Átrio dos Vitrais (edifício Matriz da CAIXA)

Visitação: Até 28 de novembro de 2010

Horários de visitação: diariamente, das 9h às 21h

Endereço: SBS Qd. 4 lote 3/4, térreo do edifício Matriz da CAIXA

Telefone: (61) 3206-9448

Agendamento de visitas monitoradas: (61) 3206-9892 (de terça-feira a sexta-feira, de 09h às 16h)

Classificação etária: livre

Entrada franca

Acesso para portadores de necessidades especiais.

Foto de Renato Acha.