Ocupa Brasília – arte com musicalidade movimenta o sábado em Brasília.

Foto: Ricardo Joffily. Divulgação.
Foto: Ricardo Joffily. Divulgação.

Um forte movimento reage à constante perseguição que a ocupação urbana aliada à música sofrem atualmente em Brasília. A novela com ares medievais parece que não vai acabar tão cedo. A Lei do Silêncio, a atuação de órgãos do governo e uma parcela de moradores de um lado. Do outro, um grupo de cidadãos que têm apreço pela liberdade de circular pelas ruas com arte.

Após a confusão gerada na 408 norte há alguns dias, o último episódio foi o abaixo-assinado criado por um grupo de moradores contra a abertura de um bar na 108 norte. Contra tudo isto, o movimento a favor da liberdade continua a todo vapor e ganha um importante capítulo neste sábado (9 de janeiro): Ocupa Brasília – arte com musicalidade pela cidade! vai movimentar a Praça dos Prazeres (201 norte), a partir de 16:20.

O evento segue a programação prévia da Praça dos Prazeres, que conta com o ensaio da Orquestra Camaleônica, do bloco Calango Careta, a partir das 14 horas. Das 16 às 18 horas, entra o grupo que ensaia marchinhas de Carnaval, a Lagartixa Chorosa.

Confira o texto-manifesto divulgado no evento do Facebook:

“Diversão, arte, resistência!

Resistimos pelo direito à cidade, pelo direito de se aglomerar, pela livre circulação da música, pela vida plural da cultura, contra o toque de recolher, contra a memória bruta da ditadura, com regras rudes de controles de circulação, de ideias, de produções artísticas, da possibilidade de encontros… (por que chega de tortura!)

Nossa resistência é contra às proibições de vivermos a vida noturna, de vivermos a diversidade de pensamentos e de posturas, sobre a cidade que queremos.

Sim, os encontros são pontos de partida para criar, para festejar, para trocar. Queremos! Que estes encontros sejam entre todas as gerações. Vamos neste sábado 09 de janeiro, para a Pracinha dos Prazeres na 201 Norte, com instrumentos, alegria e vontade de se juntar? Queremos uma cidade com vida noturna ativa, ocupada, acolhedora, colorida, ponto de encontros culturais, incentivando e produzindo artistas e suas obras.

Uma Brasília cada vez mais atraente, mais charmosa, com uma gente mais sorridente, com a vida criativa pulsando novidades.

Brasília é uma cidade jovem, que começou com um chamado de ocupação! Venham, venham, vamos construir um sonho… Somos as pessoas que não aceitam ser expulsas… temos os nossos planos, os nossos sonhos.
#OcupaBrasília”

Serviço: Ocupa Brasília – arte com musicalidade
Data: 9 de janeiro (sábado), a partir de 16:20
Local: Praça dos Prazeres (201 norte)
Acesso livre.