Andaime Companhia de Teatro e Espaço Cultural Mosaico oferecem oficinas de teatro gratuitas.

    A Andaime Companhia de Teatro em parceria com o Espaço Cultural Mosaico está com inscrições abertas para oficinas de dramaturgia, performance, jogos teatrais, improvisação, percussão e voz, jogos cômicos, iluminação e produção cultural.

    As oficinas são gratuitas e serão ministradas nos meses de abril e maio por artistas de destaque na cena cultural da cidade. Para se inscrever é preciso ter disponibilidade, ser maior de 16 anos e já ter tido algum contato com o fazer teatral. Podem participar estudantes e professores de teatro e demais interessados.

    A iniciativa integra uma extensa programação da Andaime Companhia de Teatro que promete movimentar a cidade ao longo de 2010. Além das oficinas, a Companhia vem se debruçando na produção do segundo trabalho do grupo, uma pesquisa intitulada Serpentes que Fumam. Caracterizado por intervenções em espaços urbanos, a montagem se baseia na improvisação e na intenção de desestruturar as certezas do espectador e do próprio ator sobre a cena. O trabalho é baseado no Manifesto Futurista do poeta italiano Filippo Marinetti e poderá ser apreciado em breve.

    Mais informações e inscrições: serpentesoficina.blogspot.com

    Veja as oficinas oferecidas gratuitamente:

    INICIAÇÃO À PERFORMANCE com Larissa Mauro e Tatiana Bittar
    Datas: 02, 07 e 08 de maio – 0 1º dia será no Mosaico, os outros dois dias serão feitos em outros lugares determinado pelas ministrantes no 1º dia.
    Local: Espaço Cultural Mosaico SCRN 714/15 Bloco D lj 16
    Horário: Das 14h às 18h
    N° de vagas: 15 vagas

    Carga Horária: 15 horas

    Público: Pessoas a partir de 16 anos que tenham iniciação teatral.

    Resumo: Com exercícios de improvisação e de ressignificação de ações e de objetos, os participantes entrarão em contato com alguns princípios para a elaboração de uma performance. Conceitos básicos sobre o tema serão discutidos por meio da análise do filme “O equilibrista” e do texto da atriz e performer Eleonora Fabião. A cada dia a oficina acontecerá em um lugar diferente do Plano Piloto.

    Objetivo: Ao final da oficina, os participantes irão realizar uma performance em local a ser definido, construída a partir dos elementos pesquisados.

    Inscrições: larissa_mauro@yahoo.com.br

    OFICINA DE DRAMATURGIA ABERTA com Márcio Menezes

    Data: 27, 28, 29 e 30 de abril – ultimo dia será em outro lugar
    Local: Espaço Cultural Mosaico SCRN 714/15 Bloco D lj 16
    Horário: Das 14h às 18h
    N° de vagas: 20
    Carga Horária: 16 horas

    Público: Estudantes, professores e demais interessados ( é preciso ter mais de 16 anos e já ter tido contato com o teatro).

    Resumo: A oficina tem como foco principal a experimentação de jogos teatrais visando o livre exercício da criatividade. A partir dessa prática e do sistema improvisacional estabeleceremos um diálogo entre palco e platéia. Todos os encontros serão iniciados através de exercícios de prontidão criativa. Para em seguida, partir para os jogos teatrais de Viola Spolin, onde dividiremos o grupo em dois, três ou mais subgrupos. Cada subgrupo experimentará os jogos teatrais isoladamente, tendo liberdade para criar dentro da estrutura do jogo. Num segundo momento, será solicitado para cada grupo repetir o mesmo jogo para os demais grupos. Este é o momento de esclarecer, exemplificar, analisar e avaliar as possibilidades da linguagem teatral, e, paralelamente, o desempenho dos atores e a composição da cena. Num terceiro momento, os alunos partirão pra uma construção dramática a partir dos preceitos estruturais da Dramaturgia Aberta.

    Objetivo: Preparar os alunos para o entendimento da Dramaturgia Aberta.

    Inscrições: marcio.lagarto@gmail.com

    PERCUSSÃO E VOZ com Marília Carvalho e Lucas Ferrarri

    Data: 9, 16 e 23 de maio – Local: Parque da cidade
    Horário: 9h30 às 11h e das 13h30 às 15h
    Carga horária: 15h – distribuídas em encontros de 1h30
    Público: Pessoas de qualquer idade que tenham interesse e disposição física e mental para realizar um trabalho criativo envolvendo explorações sonoras.

    Resumo: Por meio de atividades práticas, serão exploradas as possibilidades sonoras do corpo – voz e percussão corporal – e de instrumentos de percussão, para que os participantes possam ampliar sua percepção musical, interagir com a paisagem sonora local e exercitar a criatividade e coordenação motora na realização de pequenos arranjos e composições coletivas. Ao final de cada encontro, os participantes poderão conversar sobre a experiência vivenciada e refletir sobre a forma como a paisagem sonora interfere nas nossas emoções e pensamentos, e a maneira com que lidamos com as múltiplas informações sonoras às quais estamos constantemente expostos.

    Inscrições: lila_carvalho@hotmail.com

    VIVÊNCIA DA COMICIDADE. DÊ O SEU RIDÍCULO com Ana Luiza Bellacosta

    Datas: 04, 06 e 08 de maio – o último dia será em outro local
    Local: Espaço Cultural Mosaico SCRN 714/15 Bloco D lj 16
    Horário: das 14h às 19h na terça e quinta e 09h às 14h no sábado
    Carga Horária: 15h
    15 vagas

    Público alvo: Para pessoas que não tem medo de demonstrar o seu ridículo, que não se importam em aprender com os seus próprios erros e com os erros dos outros, sem medo de se expor, para atores e não atores, comunidade em geral, pessoas sem desprendimento e pessoas com mais de 18 anos que tenham interesse em vivenciar os procedimentos e os jogos da comicidade.

    Release da oficina: Está oficina propõe um deslocamento no espaço, uma viagem rumo aos preceitos indicativos da arte de jogar, uma vivência pelos procedimentos e caminhos do jogo cênico guiado pelo cômico. A proposta da oficina é gerar um espaço de vivência em grupo dos preceitos cômicos utilizando a linguagem entre outras técnicas de comicidade, como, atitude interativa, estado físico, parceria, o papel da escuta e o papel do apoio seja no jogo, como na cena, como na vida. A partir dos exercícios aplicados o intuito é sensibilizar os participantes a reencontrarem a sua ingenuidade, o prazer de rir e fazer rir, a generosidade de construir com o outro condições e interações que proporcionem aos outros o riso. Despertar o sensível, a amorosidade, a coragem e generosidade para com o parceiro e com os demais colegas. Desconstruir a idéia de competição e adentrar ao espaço sagrado da cooperação, do respeito e do cuidado.

    inscrições: analuizabellacosta@hotmail.com