Jardim Botânico de Brasília apresenta a mostra “Olores” da artista BirÓ.

    O Salão de Exposições do Jardim Botânico de Brasília tem a honra de sediar, a partir de hoje (10 de novembro), a partir das 19 horas, a mostra “Olores”, da artista BirÓ, exposição que alia o singelo e o  sofisticado.

    Quarenta e sete aquarelas emolduradas e inspiradas em tons luminosos e sutis de um Jardim de Cheiros trazem para a realidade as ervas transportadas ao Brasil pelas naus séculos atrás e presentes nos canteiros remanescentes da ocupação do Cerrado, quintais e recantos  do mundo.

    Visitar a exposição, aberta ao público  de terça-feira a domingo, entre 9 e 17 horas,  é  passear os sentidos por matizes que mesclam delicadeza e a força destas espécies aromáticas redesenhadas meio de técnicas inéditas,  desenvolvidas pela própria artista. A Taxa de Preservação do Jardim Botânico de Brasília (que também dá acesso a inúmeros espaços  e jardins contemplativos) é de R$ 2,00 – dois reais  por pessoa,  com isenção para  menores de dez e maiores de 60 anos de idade.

    BirÓ aperfeiçoou-se na arte do traço artístico ao longo dos anos em que ilustrou roteiros multidisciplinares, revistas e outras publicações ambientais na capital, amplamente apreciadas em outros estados brasileiros e países, onde sua arte foi apresentada em sinergia com o trabalho científico desenvolvido pelos pesquisadores e professores que disseminam a conservação de espécies.

    Intrinsecamente ligada à natureza em seu estado original, ela relata por meio de seus quadros  especiarias descobertas ao longo do tempo sem  retirar delas os traços puros que lhes imprimem maior beleza.

    Há pouco tempo, réplicas das ilustrações de BirÓ foram publicadas em uma cartilha da qual se origina o trabalho de sensibilização dos educadores do Jardim Botânico de Brasília.  Ao expor os originais das ilustrações publicadas, BirÓ – como é conhecida a artista Fabíola Lima – pretende enfatizar o caráter poético das ervas e do jardim em si. Se o Jardim busca inibir o olhar para aguçar os outros sentidos, na exposição das obras é o olhar quem ganha destaque, visitar o Jardim e ver a exposição complementa a totalidade de sensações que podem ser apreciadas pelo viés da tradição, da cultura e da arte.

    A abertura da exposição será marcada por um coquetel onde estarão presentes autoridades das áreas científica e cultural, representantes do Governo, do Corpo Diplomático e das entidades civis que apóiam o evento.

    Todas as obras estarão disponíveis para aquisição.

    Serviço: Exposição OLORES da artista BirÓ

    Técnica: Aquarela sobre papel

    Local: Jardim Botânico de Brasília (Setor de Mansões Dom Bosco, Lago Sul, conjunto 12 – subida da QI 23 ou pela ponte JK)

    Abertura: dia 10 de novembro, às 19 horas

    Visitação: de 11 a 24 de novembro de 2010 (de terças-feiras a domingos, entre 9 e 17  horas)

    Taxa de Preservação: R$ 2,00  por pessoa, com isenção para menores de 10 e maiores de 60 anos de idade.