Programa seleciona músicos para intercâmbio nos Estados Unidos.

Divulgação.
Divulgação.

Estão abertas até o dia 14 de fevereiro, 22 horas (horário de Brasília), as inscrições para o intercâmbio musical OneBeat nos Estados Unidos. O programa tem duração de quatro semanas e é promovido pelo Departamento de Educação e Cultura dos EUA. As duas primeiras semanas funcionam como uma residência, na qual os bolsistas são incentivados a compor e gravar novo material. Nas duas semanas seguintes os bolsistas fazem uma turnê pelos EUA se apresentando e colaborando com artistas locais.

Podem participar jovens músicos entre 19 e 35 anos, com formação formal ou não em qualquer gênero musical. Músicos engajados em projetos sociais, inovação e colaboração e com fluência no idioma inglês têm mais chances de conseguir uma vaga no intercâmbio. O programa cobre todas as despesas do bolsista, como passagem aérea, alimentação e hospedagem. As inscrições são feitas pelo site do OneBeat: http://1beat.org/,podendo o candidato também tirar dúvidas sobre o intercâmbio.

Em 2014, 25 músicos de 17 países participaram do programa OneBeat, entre eles, a percussionista, baterista, cantora e compositora brasileira Lara Klaus participou do programa em 2014 e levou sua zabumba do sertão pernambucano ao deserto norte-americano. “Posso dizer que foi uma das melhores experiências que já tive, tanto pessoal como musical, tivemos a oportunidade de trocar experiências com pessoas maravilhosas de culturas diferentes e colaborar para o desenvolvimento de sua arte, estimulando o diálogo e a ligação entre esses países”, disse Lara Klaus.

O programa é aberto para músicos de mais de 40 países: Arménia, Azerbaijão, Bangladesh, Bolívia, Brasil, Mianmar, Colômbia, Cuba, Chipre, República Dominicana, Egito, Fiji, Haiti, Índia, Indonésia, Iraque, Jordânia, Cazaquistão, Quênia, Kosovo, Quirguistão, Laos, Líbano, Malásia, Marrocos, Moçambique, Nigéria, Paquistão, Territórios Palestinos, Rússia, Senegal, Sérvia, África do Sul, Sri Lanka, Taiwan, Tunísia, Turquia, Ucrânia, Estados Unidos, Venezuela, Zimbábue.

O programa que cultiva uma rede internacional de inovações artísticas, tecnológicas e sociais na música oferece estrutura para produzir, gravar, tocar e trocar experiências, com o objetivo de incentivar a criação de projetos nas comunidades dos países de origem dos participantes. Produzido pelo Found Sound Nation, o programa promove o empreendedorismo social em que músicos do mundo todo podem lançar projetos colaborativos de impacto positivo nas comunidades locais e globais.

Mais informações sobre o Programa OneBeat, entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da Embaixada dos EUA: (61) 3312-7367 / 7364.

Fonte: Imprensa Embaixada EUA.