Espetáculo faz releitura de “Psicose”, clássico de Hitchcock.

Até 1º de outubro.

Foto: Thiago Sabino.

O espetáculo Os Beatniks em Psicose tem temporada até 1º de outubro no Hostel 7 (SCLRN 708). A companhia brasiliense Novos Candangos homenageia o eterno diretor Alfred Hitchcock (1899-1980) com um espetáculo baseado em um dos seus mais inesquecíveis filmes: Psicose.

O cineasta britânico, conhecido como o mestre do suspense, sairá das telonas para um palco inusitado: uma hospedaria de verdade. Nas mãos do diretor Diego de Leon (34), a obra tomará uma nova forma no teatro. A montagem imersiva, que faz jus ao horror, será representada por atores brasilienses, que vão reviver cenas que viraram ícones do cinema. A exemplo, o famoso assassinato no chuveiro. A montagem mostra os bastidores de um filme estrelado pelo fictício grupo teatral Os Beatniks. “Os Beatniks tem uma viés experimental. Tanto que escolhemos um hostel onde a plateia e os próprios hóspedes vão poder, ou não, assistir ao espetáculo e ainda se sentir à vontade para andar e beber. E como é a tentativa de um grupo de teatro fazer um filme, nada melhor que filmar numa hospedaria de verdade da cidade”, destaca o diretor e ator Diego de Leon.

No meio de um motel, um diretor dirige quatro atores que rodam o filme Psicose. O motel aqui é definido com o seu conceito primordial nos Estados Unidos. Um ambiente por onde as pessoas passam para se hospedar ou apenas dormir por uma noite. O hostel representa exatamente este cenário que, junto com os objetos cênicos e arquétipos dos personagens, dão o tom ao suspense “ácido-pop-chapolinesco” do espetáculo. A definição é do próprio diretor Diego de Leon que, na peça, também dirige seus atores na pele de Fred, um obcecado e alucinado cineasta. Ele corrige e interrompe o elenco quando eles erram, exageram ou saem do tom que almeja.

O roteiro, além de fazer uma alusão ao set de filmagem do filme Psicose, abusa e usa da música pop e contextualiza-se ao século 21. O clima ácido se junta ainda com a liberdade do público de se levantar, sair, entrar de novo para assistir e ainda poder comprar bebidas no Hostel 7.

Serviço: Os Beatniks em Psicose
Data: Até 1º de outubro
Aos sábados e domingos, às 20 horas
Local: Hostel 7 (SCLRN 708, Bloco I Loja 20)
Ingressos: R$ 20,00 (meia-entrada) e R$ 40,00 (inteira)
Informações: 3033-7707
Classificação indicativa: 18 anos.