Circo Teatro Udigrudi apresenta o espetáculo “Ovo” na 508 Sul.

23 e 24 de fevereiro.

Divulgação.

O espetáculo Ovo, do Circo Teatro Udigrudi, está em cartaz no Espaço Cultural Renato Russo neste fim de semana (23 e 24 de fevereiro). No palco estão três homens vivem rodeados de lixo. São homens urubus, seres-barata. Eles não têm nada, por isso inventam tudo. Eles criam seu mundo lúdico do lixo. Fazem de detritos sua casa, suas roupas, amigos e amantes. Fazem até um cachorro de velhas garrafas, e quando ficam com bastante fome, ele vira um cachorro-quente.

Nas mais inimagináveis transformações eles fazem sons, notas e música que parecem emergir do lixo. Eles tocam latas enferrujadas, arames esticados afinados. Garrafas de plástico soam como sinos tibetanos, e eles cantam pra criar a sonosfera incomum deste ambiente antipoético. Sua pobreza material é sua riqueza criativa.

Ovo é a segunda criação da linha de pesquisa iniciada em 1998 pelo Circo Teatro Udigrudi: a linguagem cômica grotesca, o trabalho dos excêntricos –musicais, e o desenvolvimento de uma dramaturgia que surge do material criado em processo, e não de uma estória pré-determinada. Em 2008 recebeu o Prêmio Villanueva da UNEAC – União dos Artistas Cênicos de Cuba. A peça já foi apresentada na Alemanha, Cuba, Dinamarca, Escócia, Estados Unidos, Itália e México.

Reciclagem é central na peça, sob todos os aspectos. As cenas envolvem reciclagem e os figurinos, cenários e instrumentos são feitos de lixo. A tarefa de transformar materiais não-convencionais em instrumentos musicais é parte do trabalho que o pesquisador, inventor e fabricante de instrumentos Márcio Vieira vem desenvolvendo há mais de 30 anos.

O estilo deste espetáculo, assim como d’O Cano, é universal, baseado em imagens, música, sensações e no palhaço. Porém, enquanto O Cano é um espetáculo para crianças que os adultos gostam, Ovo é para adultos mas as crianças também vão gostar.

Ovo é apresentado pelos palhaços/músicos Luciano Porto, Marcelo Beré e Márcio Vieira, dirigido por Leo Sykes. O Udigrudi é uma companhia que em 2018 completou 35 anos de existência, e já participou de inúmeros festivais internacionais de teatro, circo e música em 15 países na Ásia, Europa e Américas, e em quase todos estados brasileiros.

Ovo
23 e 24 de fevereiro
sábado (23 de fevereiro) de 20:00 às 21:30
domingo (24 de fevereiro) de 19:00 às 20:30
Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul)
Duração: 1h30
Classificação indicativa: Livre
Valor: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia-entrada)
Compra de ingresso antecipado (até uma hora antes do espetáculo).