Setor Comercial Sul foi ocupado por milhares de pessoas no projeto “Palavra em Movimento.

Foto: Thiago Sabino. Divulgação.
Foto: Thiago Sabino. Divulgação.

Por Renato Acha

O domingo foi de festa para um público de mais de cinco mil pessoas que mudou a cara do Setor Comercial para conferir o projeto Palavra em Movimento. A tarde começou em clima de sarau de poesia, com o “Pipocando Poesia”. A palhaça Manuela Matusquella convidou o público para recitar poesias e ganhar um saquinho de pipoca como recompensa. Um sucesso entre crianças e adultos.

Pipocando Poesia. Foto: Thiago Sabino.
Pipocando Poesia. Foto: Thiago Sabino.

O som do Sistema Criolina fez o esquenta da apresentação do grupo Móveis Coloniais de Acaju, que cantou seus sucessos com a plateia animada, com direito a bis e uma versão de axé coreografada de “A Luz de Tieta”, de Caetano Veloso.

Móveis Coloniais de Acaju. Foto: Alex Amaral.

Móveis Coloniais de Acaju. Foto: Alex Amaral.

Mais gente chegou e ocupou a área do estacionamento e a marquise de um prédio vizinho, que se tornou uma espécie de camarote improvisado onde se acomodaram vários fãs de Arnaldo Antunes, que estreou o show com as canções do disco “Já É” na cidade.

Arnaldo Antunes. Foto: Thiago Sabino.
Arnaldo Antunes. Foto: Thiago Sabino.

Os clássicos de Antunes também foram revisitados e cativaram quem se encantou tanto pela música quanto pela ocupação inusitada de uma área central, acostumada com o agito da semana, carros em busca de vagas e o perigo com os usuários de drogas que costumam circular por ali. Uma bela dica sobre como revitalizar centros urbanos.

Foto: Thiago Sabino.
Foto: Thiago Sabino.

Ponto positivo para o Museu dos Correios, que aliou a mostra “Palavra em Movimento” com os shows e reafirmou o caráter multifacetado da obra de Arnaldo Antunes. Vale ressaltar o carinho da produção em abrigar o público em uma área cercada com a presença de seguranças particulares, diversos banheiros químicos e área para food trucks.

Foto: Thiago Sabino.
Foto: Thiago Sabino.

O Setor Comercial Sul ganhou um uso que gostaríamos de ver sempre. Ouvi comentários elogiosos de amigos e conhecidos, que até sugeriram isenção fiscal para quem ocupasse a região com arte. Nós agradecemos e aguardamos as próximas ações de revitalização do centro com cultura de qualidade. Vai ao encontro do desejo inato do brasiliense de conquistar as ruas da capital nos fins de semana.
7 Palavra em Movimento_Alex Amaral-Estúdio Carbono-2
Serviço: Mostra Palavra em Movimento
Visitação: Até 8 de novembro
De terça a sexta, das 10 às 19 horas e sábados, domingos e feriados, das 12 às 18 horas
Local: Museu Correios (SCS – Setor Comercial Sul, Qd. 4, Bl A, nº 256 – Asa Sul)
Telefone: (61) 3213-5076
E-mail: museu@correios.com.br
Entrada franca.