O repente de Bule Bule e a pajada missioneira de Pedro Ortaça na estreia do projeto “Palco Visceral”.

Bule Bule. Divulgação.

O projeto Palco Visceral aporta na Caixa Cultural nos dias 9 e 10 de setembro (sábado e domingo). A ideia é apresentar a diversidade dos ritmos e estilos que compõem o rico caldeirão da música brasileira de raiz, sempre a partir de encontros entre mestres e estilos regionais.

A edição de estreia traz o encontro dos mestres Bule Bule (BA) e Pedro Ortaça (RS). O espetáculo tem como matéria prima as raízes da música brasileira e particularidades destes mestres que, sem romper com suas origens, extrapolaram a visibilidade regional e tornaram-se referência para a MPB.

Serão duas apresentações individuais com participação especial de um mestre no show do outro. No dia 9 de setembro, o repentista baiano Bule Bule recebe Pedro Ortaça em seu show, e no dia 10, o pajador gaúcho Ortaça receberá Bule.

O projeto tem concepção e direção de Carla Joner, que foi curadora dos palcos da feira “Brasil Rural Contemporâneo” durante oito edições e da série televisiva de documentários musicais intitulada “Visceral Brasil- As veias abertas da música”, que está na sua segunda edição. Como curadora da série documental, após a primeira temporada, Carla Joner concebeu o projeto Palco Visceral, convidando dois mestres para ocupar o palco num encontro inédito.

Os artistas apresentarão espetáculos com os melhores momentos de suas carreiras, acompanhados de suas respectivas bandas. Nesta edição do projetoPalco Visceral o encontro se dará a partir do diálogo entre trovadores. Ambos têm a trova na origem de suas estruturas literárias apesar das diferenças territoriais, a pajada de Ortaça traz a influência sul-americana e o repente deBule a riqueza cultural do nordeste brasileiro.

O espetáculo musical terá uma narrativa audiovisual complementar composta pelo acervo de imagens captadas na primeira temporada da série “Visceral Brasil- As veias abertas da música”. A seleção de imagens trará o universo dos mestres, não só a partir de sua arte, mas também das paisagens, amigos e família que de forma orgânica e diversa, irão compor o mosaico que ambienta o show. O acervo dialogará com a música através da manipulação live da VJ Astronauta Mecânico.

Além do encontro musical o projeto terá uma roda de conversa com Pedro Ortaça e Bule Bule. Os mestres vão contar um pouco de suas histórias de vida e artísticas com a mediação do músico e pesquisador Cacai Nunes. A ideia é aproximar o público interessado pela cultura popular com os seus mestres numa situação de interação durante uma hora de conversa, com uma troca enriquecedora e criativa.

Pedro Ortaça. Foto: Bárbara Rigo.

Serviço: Palco Visceral – Shows com os Mestres Bule Bule e Pedro Ortaça
Local: Teatro da Caixa Cultural Brasília
Datas: 9 de setembro (sábado), às 20 horas
10 de setembro (domingo), às 19 horas
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada)
Classificação indicativa: 14 anos

Roda de conversa
Local: Sala Multimídia – Caixa Cultural Brasília
Data e horário: 10 de setembro (domingo) às 17 horas
Classificação indicativa: livre
Inscrições: por ordem de chegada, limitadas a 25 vagas
Entrada franca.