Palestras homenageiam o cinquentenário de Brasília.

Maria Elisa Costa e o pai Lúcio Costa. Divulgação.

Maria Elisa Costa (filha de Lúcio Costa), André Corrêa do Lago e Nicolas Behr esplanam sobre a capital projetada por Lúcio Costa

02/08 – MEU OLHAR SOBRE BRASÍLIA com André Corrêa do Lago

02/08, segunda-feira, 19h30

André Corrêa do Lago. Foto: www.iisd.ca

André Corrêa do Lago diplomata e crítico de arquitetura, nasceu em 1959. Como diplomata viveu em Madri, Praga, Washington, Buenos Aires e Bruxelas. Atualmente é Diretor do Departamento de Energia do Ministério de Relações Exteriores. Como crítico de arquitetura é autor e coautor de diversos livros e atualmente colabora no blog de arquitetura da revista “Piauí”.

03/08 – “50 ANOS DA BRAXILIA DE NICOLAS BEHR” com Nicolas Behr

03/08, terça-feira, 19h30

Nicholas Behr. Divulgação.

Nicolas Behr nasceu em Cuiabá Mato Grosso e chegou adolescente em Brasília, em 1974. Três anos depois publicou seu primeiro livro de poemas mimeografados, Iogurte com Farinha, que vendia de mão em mão. Foi publicitário, trabalhou em ONGs ambientalistas e hoje sobrevive de um viveiro de plantas, a Pau Brasília. Segue publicando e escrevendo, principalmente sobre dois temas: Brasília e sua infância em Mato Grosso.

Em 2009 publicou LA BRASILIADA, edição bilíngue, com poemas sobre Brasília traduzidos para o espanhol pelo poeta cubano Jesus Barquet.

Adora Brasília.

04/08 – LÚCIO COSTA – ANTES E ALÉM DE BRASÍLIA com Maria Elisa Costa

04/08, quarta-feira, 19h

Espaço Cultural Instituto Cervantes

19h Vídeo – Lucio Costa – A Visão do Futuro, de Alexandre Hanzmann

Duração: 30 minutos.

Gravado em 1992, em dois dias, no apartamento de Lucio Costa, é das melhores entrevistas dele, não se restringe apenas a arquitetura.

19h30 Palestra – Nesta palestra, Maria Elisa falará sobre certas circunstâncias e características do caminho pessoal e profissional, percorrido por Lucio Costa que, a seu ver, o habilitaram a “produzir” Brasília, comentará também, e de modo geral, sobre o pensamento do grande urbanista, já que, em se tratando de Lucio Costa, pessoa e obra são indissociáveis.

Maria Elisa Costa: Formada em arquitetura no Rio de Janeiro, 1958. Participou do desenvolvimento do PP de Brasília, e do projeto das estações de metrô do Rio de Janeiro. Em seu próprio escritório, projetos urbanos para Salvador e Plano Diretor para a Chapada dos Guimarães. Junto ao GDF e ao IPHAN, funções vinculadas a Brasília. Outras atividades: projetos de casas, cenografia de cinema, exposições.

Durante o ano de 2003, presidência do IPHAN; e de 2004 em diante: organização do acervo da Casa de Lucio Costa.

Serviço: Palestras “Brasília 50 anos” com André Corrêa do Lago, Nicolas Behr e Maria Elisa Costa

Data: de 02 a 04 de agosto de 2010

Local: Espaço Cultural do Instituto Cervantes (SEPS 707/907 – conj. D – Asa Sul)

informações: (61) 3242-0603 (61) 3242-0603

Entrada franca.