Claro Park Fashion movimenta a moda

    Começam hoje os desfiles do Claro Park Fashion no Park Shopping. A abertura foi ontem  (8 de março). O evento ocorre em uma estrutura de 3.500 metros montada na área externa com duas salas de desfile com capacidade para 800 pessoas cada. A versão deste ano tem abertura com duas mostras além de oficina e palestras com curadoria de Jackson Araújo, jornalista, consultor de tendências, DJ e curador do evento. Ele apresenta também a curadoria do concurso de fotografias – A Fantasia da Moda – Mistério de Inverno – onde estilistas foram convidados a criar ensaios de moda. Foram selecionados 15 concorrentes e o prêmio foi para Robson Amorim

    Outra exposição que tem abertura neste Dia Internacional da Mulher é “Jóias de Lixo” – da stylist, designer e apresentadora de TV Chiara Gadaleta. Ela apresenta colares em que fundem vários materiais, oscilam entre o high low re-design. O resultado agrada e mostra como se pode misturar materiais diversos e obter excelentes resultados. Além disto Chiara ministrou hoje (9 de março)  o curso – O Novo Luxo – sobre tendências de moda, estilo, durabilidade e sustentabilidade. 

    O  concurso Park Faces selecionou dez candidatos para serem novos rostos na moda. 

    A equipe da Oficina de Estilo, formada por Cris Gabrielli e Fê Resende, ministrará a Oficina – Personal Stylist – Consumo de Comportamento – que visa apoiar na formação de profissionais e consultores de estilo. 

    Confira a programação de desfiles, que inclui as lojas do Park Shopping e a participação de seis estudantes de moda do IESB, que ocorre entre 09 a 12 de março no hot site do evento – http://www.parkshopping.com.br/hotsite/2010/parkfashion/ 

    A abertura do Claro Park Fashion

    Jackson Araújo, Chiara Gadaleta e Lula Rodrigues

    Fomos à abertura do Park Fashion no Park Shopping e conversamos com algumas pessoas da moda. 

    “Estar entre os dez selecionados é uma grande ajuda” – Camila Recch comentou ao lado de novas amigas de concurso – Yamanne Panobianco e Sarah Alves.

    Laplace Peixoto, designer e jornalista,  fala sobre as três semanas de moda que acontecem na cidade:  “Para Brasília é bom porque movimenta a economia, atrai espectadores e curiosos e hoje para se sentir fashion não precisa estar na primeira fila.” Confirma a tendência de que blogs de moda abrem as portas da moda para todos. 

    “O formato que tradicional de salas de desfile está ultrapassado, por que não explorar a linda arquitetura de Brasilia nos seus 50 anos e seus belos cenários? Seguir o exemplo de outras semanas de moda como a SPFW que teve desfiles abertos no Ibirapuera (Neon) ou na Avenida Paulista (Cavalera) ou Fashion Rio que aconteceu no Cais do Porto?”

    Chiara Gadaleta fala sobre a relação entre as várias mídias, a moda e as redes sociais , temas integrantes da palestra O Novo Luxo, que aconteceu hoje (9) com lotação total e sede de perguntas do público diverso que adorou as dicas e saiu inspirado. 

    Chiara Gadaleta

    “A sustentabilidade explodiu há dois anos. É preciso haver um sopro para se poder relacionar tudo que está em volta com seu trabalho. O redesign e o comércio justo são pilares da sustentabilidade e abrem campos de trabalho no Brasil. A viabilidade do programa sustentável me fez pensar em como poderia ajudar na minha comunidade, da moda. O que consegui através de meu reconhecimento (Chiara apresenta o programa Tamanho Único na GNT, além de ser stylist e designer) foi adquirir credibilidade para poder falar sobre o assunto e chamar a atenção das pessoas de que não é preciso comparar o Brasil com a Europa. Nós temos muita grandiosidade, estilo e glamour e para se falar de sustentabilidade não é preciso ser eco chato verde hippie

    Detalhe de “Jóias do Lixo” – Foto: San Rogê

    Jackson Araújo – Curador do Claro Park Fashion que escreveu belos textos para a mostra de “Jóias do Lixo” de Chiara Gadaleta e para o concurso “Fantasia da Moda – Mistério de Inverso” vencido por Robson Amorim

    Chiara Gadaleta, Robson Amorim (premiado), Jackson Araújo e Cilene Vieira (Park Shopping)

    “O desafio que propus é agradável e o shopping entendeu a minha idéia, são dois fatores que foram reunidos – um centro de compras e um local para envolver pessoas. O público de Brasilia é curioso, o que traz uma repercussão positiva. 

    Jackson Araújo toca sexta na Let´s Club, bapho pós passarelas. 

    Lula Rodrigues do jornal O Globo fala sobre a cidade e moda: 

    “Finalmente venho ao evento que já gostaria de ter conhecido antes porque acho o trabalho do Jackson fantástico e o Daniel Ueda tem excelente gabarito. Volta e meia venho a Brasília. Amo o visual do Golden Tulip Brasília Alvorada Hotel (que recebe os jornalistas que cobrem o evento) desenhado por Ruy Ohtake, o qual admiro muito, tanto quanto a artista Tomie Ohtake (que possui uma escultura no hotel). O fato de Brasilia possuir três semanas de moda proporciona muita coisa boa, são três olhares diferentes, três oportunidades, além dos concursos como o de fotografias de moda que atraem a galera nova. A identidade da moda na Europa já esta formatada, aqui temos uma identidade recente que ainda não esta totalmente linkada a sua raiz. Existem revistas como a ID e a Flaunt que já trazem diversos referenciais há algum tempo, agora os blogs dão ferramentas para os pequenos se mexerem também, porque são o funil para o novo e trazem a generosidade para a moda, vide o rebu que está acontecendo na moda masculina. O homem tem mais acesso à informação de moda e isso muda todo o mercado”. 

    O hot site do evento é http://www.parkshopping.com.br/eventos/2010/parkfashion/index.asp