Artistas representam Brasília na Circulart, uma das maiores e mais importantes feiras na área da música no mundo.

1º a 4 de novembro.

Patubatê na Circulart
Patubatê Foto: Jonia

O Patubatê – Grupo Performático de Percussão Brasileira, feita em material reciclável e música eletrônica, é um dos representantes locais que embarca no final deste mês com destino a uma das mais importantes feiras de negócios do mercado da música no mundo – A Circulart, em Medelín na Colômbia, que acontece de 1º a 4 de novembro. Experiente, quando se trata em turnês pelo exterior, tendo se apresentado em 20 países diferentes, Fred Magalhães, diretor musical do Grupo, não disfarça sua empolgação com mais esta viagem, “estamos com a melhor das expectativas, uma vez que esta será nossa primeira apresentação em um outro país da América Latina, em especial por ser dentro de um evento tão importante”, revela Fred.

A Circulart, com foco no mercado musical latino-americano, atrai anualmente mais de 1.500 agentes de diferentes setores da música e conta a presença de representantes de 20 países. Oportunidade para os 120 artistas selecionados serem vistos e terem contato com produtores, empresários, acadêmicos, jornalistas, empreendedores, representantes de gravadoras e plataformas digitais e com outros artistas latino-americanos.

Esta não será a primeira vez que Fred e os integrantes do Patubatê participam de uma Feira de Música, no entanto, desta vez, Fred se diz mais preparado, “participamos, recentemente, de um programa sequencial, extenso e imersivo, com importantes nomes da música e do empreendedorismo nacional e internacional, o Lab – Território Criativo, que nos apresentou, na prática, ferramentas de como impulsionar e melhorar a nossa carreira”.

Na Circulart, o Patubatê vai se apresentar para diretores de festivais internacionais e representantes de plataformas digitais e gravadoras em um Showcase, de 30 minutos, com uma seleção das melhores e mais performáticas músicas do grupo. E tem novidade no repertório. Como de costume, sempre que viajam ao exterior, “a gente cria uma nova versão para uma música bastante popular do país para onde estamos indo o que sempre dá muito certo, estimula uma boa interação com a plateia”. Para a escolha da canção, que irão apresentar na Colômbia, Fred conversou com representantes da Embaixada do país, aqui em Brasília, com amigos, naturais de lá, e também fez uma boa pesquisa na internet.

Além de se apresentarem no Festival Showcases de Circulart, os integrantes do Grupo irão atender às palestras, plenárias, conferências e participarão de rodas de negócios com produtores, diretores de festivais e salas de espetáculos, programadores, agentes, entre outros, com isso “nossa expectativa é a de que muitas novas portas se abram”, aposta o diretor musical do grupo. Na oportunidade de estarem na Colômbia, país que conseguiu reduzir as taxas de criminalidade por meio de ações culturais, “pretendemos conhecer projetos sociais nas periferias de Medelín, com o objetivo de compartilhar a experiência nos projetos que desenvolvemos por aqui”, comenta o artista.

O Patubatê participa da Feira Circulart por meio do programa Conexão Cultura, que tem fomento do FAC – Fundo de Apoio à Cultura, da Secretaria de Cultura do GDF. Com o Patubatê, também embarcam nesta viagem a banda Muntchako, as agências Villa-Lobos Produções e Buca Brasília, e representantes do Festival Favela Sounds e da GRV Produções