Patubatê vai percorrer 329 cidades para acompanhar o comboio da Tocha Olímpica.

Olimpíadas 2016.

Carlinhos Brown e Patubatê no Estúdio Ilha dos Sapos. Foto: Naillee Galeão. Divulgação.
Carlinhos Brown e Patubatê no Estúdio Ilha dos Sapos. Foto: Naillee Galeão. Divulgação.

Os integrantes do Patubatê assumem uma missão homérica em 2016: acompanhar o comboio da Tocha Olímpica, que vai percorrer 329 cidades durante 95 dias, até chegar ao Rio de Janeiro, cidade sede dos Jogos Olímpicos.

A maratona vai envolver até cinco apresentações por dia, de uma hora de duração cada, sendo uma por cidade. O percurso cobre em torno de 20.000 km, por terra, e as horas de apresentação chegam perto de 500.

O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 conta com três comboios. O Patubatê estará no primeiro, logo à frente da Tocha Olímpica, se movimentando junto em um palco móvel. Com o grupo, nesta grande empreitada e a convite da Nissan, está o multiartista baiano Carlinhos Brown. Brown ficou responsável pela composição de quatro trilhas inéditas, encomendadas pela Nissan, e que foram especialmente criadas para os eventos. A cargo dos integrantes do Patubatê, ficou a criação dos arranjos percussivos e também a confecção de instrumentos de percussão, a partir de peças de carros do patrocinador.

Divulgação.
Divulgação.

A estrutura que vem sendo preparada para as apresentações do Patubatê aliam tecnologia e praticidade. Para a mobilidade do Grupo, ao longo do trajeto um veículo será adaptado para receber a performance dos cinco integrantes do grupo. Equipamentos de som e um painel de led estarão posicionados sobre o veículo de forma a permitir uma boa visibilidade para o público e também para garantir a movimentação dos artistas. Em 10 capitais, por onde a Tocha vai passar, irá acontecer o City Celebration, onde os músicos se apresentarão em um palco.

“Estamos encarando esta oportunidade com seriedade e comprometimento, com a intenção de apresentar um produto à altura da importância das Olimpíadas”, garante Fred. Os integrantes têm se encontrado regularmente para ajustar todos os preparativos, “são reuniões e ensaios quase que diários, há muito que fazer e esperamos estar com tudo pronto bem antes do primeiro dia de revezamento”, conta o diretor Fred Magalhães.

Foto: Ricardo Peixoto.
Foto: Ricardo Peixoto.

Entre os preparativos para esta grande turnê estão, a confecção de novo figurino, ensaio dos números musicais, criação de movimentos de palco e coreografia, “e o mais importante de tudo, a afinação e experimentação sonora dos instrumentos que estamos criando a partir de peças do carro Nissan Kicks”, diz Fred. Este não é o primeiro giro nacional do grupo, em 2013, eles participaram do Fila Night Race, aquecendo os corredores em 10 cidades, e em 2007 e 2008, do Projeto “Eu Faço Cultura!”, da Caixa Econômica Federal.

Com Carlinhos Brown, o compositor responsável pelas quatro músicas inéditas que serão apresentadas nas 329 cidades por onde o comboio irá passar, Fred Magalhães, diretor musical e fundador do PATUBATÊ, vem trocando mensagens de áudio e de vídeo para que, juntos, cheguem à sonoridade impar e ideal que represente a pluralidade da música brasileira. “Tivemos um encontro pessoal com Brown, que foi quando participamos, em Salvador, do Festival Internacional de Percussão Na Lata, promovido pela ONG Pracatum em fevereiro deste ano”, comenta Fred. Na oportunidade, eles estiveram no estúdio do músico, “Ilha dos Sapos”, onde deram start ao processo de criação das músicas.