Brasília 50 anos – Uma Ideia, uma nação.

Divulgação.
O escritor Paulo Fayad homenageia a cidade e lança hoje (5 de abril), o livro Brasília 50 anos Uma Ideia, uma nação. A obra traz relatos sobre a história de Brasília, descreve os principais pontos turísticos da cidade, traz a cobertura jornalística da festa dos 50 anos e traça um panorama de como será a capital do país no futuro.

Para a festa de lançamento foram convidados parentes de Juscelino Kubitschek e Athos Bulcão, Oscar Niemeyer, e várias outras personalidades que foram importantes para a construção de Brasília. Ex-governadores, ex-presidentes, parlamentares e pioneiros também foram chamados para participar do evento. O ex-governador Rogério Rosso e o senador Cristovam Buarque (PDT) já garantiram a presença no lançamento.

“Vi Brasília crescer. Por isso reunimos a nossa equipe e decidimos apresentar o projeto ao Comitê Organizador dos 50 anos de Brasília. A proposta foi aceita para participar das comemorações oficiais que se fecham agora, quando se iniciam os preparativos para os 51 anos”, declara Fayad sobre a ideia de escrever o livro.

O livro pode ser considerado um verdadeiro presente para a cidade. Dividido em 12 capítulos, possui mais de 200 fotos sobre a história, o presente, os pontos turísticos e o futuro de Brasília. A obra, que oscila entre textos longos e curtos, começa narrando o sonho de Bom Bosco, fala sobre os personagens da construção de Brasília, a realização do sonho de Juscelino Kubitschek, o empreendedorismo de pessoas que vieram tentar a vida em Brasília, os fatos marcantes como a vinda do Papa João Paulo II, os momentos políticos, a comparação fotográfica do início da cidade e de Brasília aos 50 anos, a cobertura da festa do cinquentenário e as novidades para o futuro da cidade (nova Feira da Torre de TV, Torre de TV Digital, Estádio Nacional de Brasília).

E, como Brasília também é o centro do poder, o livro não poderia deixar de narrar os fatos políticos que marcaram a história de Brasília. A ascensão do metalúrgico sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva a presidência da República está registrada na obra, assim como as fotos e um pequeno organograma desde o primeiro prefeito de Brasília, Israel Pinheiro, passando por Joaquim Roriz, até chegar ao último governador (até a data da publicação da obra) Rogério Rosso.

Quando questionado por que lançar o livro intitulado Brasília 50 anos Uma ideia, uma nação próximo ao aniversário de 51 anos da cidade, o autor explica. “O livro traz a cobertura da festa dos 50 anos e, além disso, é uma obra atemporal por trazer dados históricos, pontos turísticos da capital, fotos e fatos marcantes, Brasília em números e novidades previstas para acontecer nos próximos anos na cidade”.

Fayad também destaca a importância do livro para que a memória não se perca no tempo. “Não é raro perceber que nem mesmo os brasilienses conhecem a história da cidade e as personalidades que ajudaram a construí-la. O livro se faz importante para que memórias como a de Juscelino Kubitschek, Bernardo Sayão, Ernesto Silva, Burle Marx e tantos outros personagens fundamentais não sejam esquecidos ou se tornem desconhecidos para as futuras gerações”, ressalta.

O autor fala de Brasília com paixão. Nascido na cidade de Catalão, no Goiás, Fayad veio, ainda menino, acompanhar o pai que trazia mercadorias de Catalão para vender em Brasília.  Encantou-se pela cidade e não saiu mais da capital. Foi feirante, açougueiro e supermercadista. Em 1996 iniciou suas atividades como publicitário e escritor, quando criou a agência e editora Voz de Brasília. Desde então, investiu em sua formação e na empresa. Tornou-se jornalista, economista, presidente da Associação Comercial e Industrial do Sudoeste e autor e editor do Anuário Brasileiro de Economia, Turismo e Meio Ambiente (que já está na 13ª edição).

A festa de lançamento do livro Brasília 50 anos Uma ideia, uma nação será no Hotel Naoum, em Brasília, no dia 5 de abril, às 20h. O autor fará uma noite de autógrafos. O livro custa R$ 150,00.

Serviço:Lançamento do livro Brasília 50 anos Uma ideia, uma nação.

Quando: 5 de abril de 2011 (terça) às 20 horas

Onde: Hotel Naoum (SHS Qd5 Bl. H)

Preço: R$ 150,00