Pedro Alvim aborda paisagens urbanas deterioradas em mostra no Museu dos Correios.

Até 3 de setembro.

Fotos: Pedro Alvim.

O Museu Correios recebe a mostra Lugares e Ficcções, que apresenta cerca de trinta pinturas do artista plástico Pedro Alvim. As obras tem como eixo uma fabulação em torno de motivos históricos e ficcionais, a partir de cenários e dispositivos de mise em scène. Algumas fazem referências a paisagens urbanas deterioradas, terrenos baldios, vias, ruínas, e edificações. As referências históricas vão dos maneirismos à paisagem romântica.

Algumas pinturas são da série “tramoias, interiores labirínticos” em que elementos contracenam de forma dramática. As tramoias, fazem referência ao maquinário teatral que sustenta efeitos cenográficos e atmosféricos, sugerindo um permanente processo de construção e desconstrução de espaços e representações. São pinturas em acrílico e óleo sobre tela, várias com moldura manufaturadas em técnica mista, de formato diverso, produzidas entre 2008 e 2016.

Pedro de Andrade Alvim, nasceu em 1963 no Rio de Janeiro. É graduado em Educação Artística (1990) e Filosofia (1991) pela Universidade de Brasília. Mestre em História da Arte e da Cultura pela Unicamp (1997). Doutor em História da Arte pela Universidade de Paris I (2001). É professor adjunto no Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade de Brasília desde 2002. Já participou de várias exposições coletivas e individuais.

Serviço: “Lugares e Ficções” de Pedro Alvim
Visitação: Até 3 de setembro
Local: Museu Correios (SCS quadra 4, bloco A, 256, ed. Apolo)
Horário: terça a sexta, das 10 às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h.
Informações: (61) 2141-9228
Classificação indicativa: Livre
Entrada franca.