“Ciclo Pensar a Cidade” e a mostra “Madri 100% Arquitetura” em cartaz no Museu Nacional.

Aeropuerto. Foto: Seminário de Arquitetura. Divulgação.

A segunda edição do Ciclo Pensar a Cidade acontece de 4 a 30 de outubro em uma promoção do Instituto Cervantes. O projeto, criado em 2010, convida a sociedade a refletir a respeito das diferentes possibilidades de interagir com o ambiente a seu entorno. Temas como sustentabilidade, renovação energética, arte, mobilidade urbana ou política serão abordados por arquitetos de diferentes nacionalidades.

Pensar a Cidade é dividido em dois momentos, que se complementam: o Seminário Cidade em Movimento, nos dias 4 e 5 de outubro, e a exposição fotográfica Madri 100% Arquitetura, de 6 a 30 de outubro, ambos realizados no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, em parceira com o Colégio Oficial de Arquitetos de Madri.

Foto: Roland Halbe. Divulgação.

Seminário Cidade em Movimento. 04 e 05 de outubro

O programa tem o objetivo de mostrar os processos de transformação urbana que vem se desenvolvendo nas principais cidades hispano-americanas e no Brasil.

PROGRAMAÇÃO:

04/10, terça-feira, de 18h30 às 21h30

Renovação energética: Ramón Bobes e Ricardo Santamaría (Espanha)

Debatedores: Cláudia Amorim, Marta Romero e Ernani Peruzzo (Brasil)

Mediador: Pedro Palazzo (Brasil)

Cidade, arte e política: Julio Touza (Espanha)

Debatedores: Sylvia Ficher e Miguel Galli (Brasil)

Mediador: Pedro Palazzo (Brasil)

05/10, quarta-feira, de 14h30 às 18h30

Estruturas Sociais: Paula Montoya e Íñigo Redondo (Espanha)

Debatedores: Luciana Saboia e Elane Ribeira Peixoto (Brasil)

Mediador: Danilo Matoso (Brasil)

Estruturas Públicas: Enrique Johansson (Espanha)

Debatedores: Danilo Matoso e Fabiano Sobreira (Brasil)

Mediador: Pedro Palazzo (Brasil)

Reabilitações: Julio Touza (Espanha)

Debatedores: Ana Elisabete Medeiros e Pedro Paulo Palazzo (Brasil)

Mediador: Danilo Matoso (Brasil)

Sobre os palestrantes:

Ramón Bobes: Doutor, Engenheiro de Minas pela Universidade de Oviedo (Espanha) e Mestre em Direção-geral de Empresas pela Escola Européia de Administração de Empresas. Atua a 30 anos na empresa HC energia (grupo EDP) onde começou sua atividade profissional aos 17 anos passando por diferentes postos. Atualmente é Chefe de Estudos da Direção de Estudos e Comunicação desta empresa, membro do Clube Espanhol da Energia e UNESA (patronal elétrica espanhola) e representante da HC energia em diferentes Comissões e Grupos de Trabalho do Setor Elétrico.

Ricardo Santamaría: Doutor em Ciências pela Universidade de Alicante (Espanha). Sua atividade se desenvolve no âmbito dos materiais de carbono para aplicações em energia e meio ambiente, e na melhoria dos processos de conversão do carvão e do petróleo. É autor de várias patentes e responsável por um bom número de projetos unidos ao setor energético e carboquímico.

Julio Touza Rodríguez: Cursou Arquitetura na Escola Superior de Arquitetura de Madri (ETSAM), obtendo o título em 1974. No ano seguinte fundou o Estúdio que leva seu nome junto ao eminente arquiteto mexicano, Enrique Nafarrate Mexia. No início de sua carreira dividiu a atividade profissional com o de docente na própria ETSAM, participando como palestrante internacional, representando ao Conselho Superior de Arquitetos de Espanha, nos debates sobre industrialização da construção, modulação e pré-fabricação, sistemas conexos e elementos finitos. Parte deste trabalho traduziu-se na publicação de livros especializados em matérias de pré-fabricação, urbanismo e crítica de arquitetura. Participa habitualmente de congressos e conferências sobre Arquitetura e Urbanismo, formando também parte do corpo de jurados de diversos concursos de arquitetura.

Paula Montoya: Tem seu estúdio em Madri, que compartilha com Iñigo Redondo no qual realizam-se projetos de todos os tipos, centrando-se na problemática da sustentabilidade e optando por uma arquitetura que propõe novos paradigmas conceituais e construtivos. No estúdio exploram-se novas ferramentas digitais de figuração e desenvolvimento dos projetos por meio de formas colaborativas de produzir conhecimento e projetar arquitetura. Já recebeu diversos prêmios por seus projetos, entre eles, Menção no Concurso Juzgados de Guardia Campus de la Justicia de Madri 2008 , segundo Prêmio no Concurso Centro de Novas Tecnologias na antiga Nave Torroja, 2007 e prêmios internacionais como o Joint Commendation Prize (UCL-Londres), Europan 6Europan 10.

Íñigo Redondo: Tem seu estúdio em Madri, juntamente com Paula Montoya. Recentemente co-fundou a equipe multidisciplinar M+M Architecture que engloba o trabalho dos estúdios de arquitetura, design e produção (Meroestudio e Made-in). Foi premiado pelos projetos elaborados em parceria com Paula Montoya. Participou de várias exposições, destacando a Europan 6, e a de moradias sociais na Galícia.

Enrique Johanson: Graduado pela Escola de Arquitetura, atualmente trabalha com os arquitetos JUNQUERA – PÉREZ PITA, colaborando em projetos como o da Reforma da Biblioteca Nacional de Madri (1984 a 1988), o concurso para remodelação da Ilha da Cartuja, Sevilha EXPO 92, onde ficou em 1º lugar (1990 / 2011).

Exposição Madri 100% Arquitetura. De 6 a 30 de outubro

A mostra reúne o trabalho de arquitetos dos últimos dez anos, com obras realizadas em Madri e em diferentes lugares do mundo. São 100 painéis fotográficos que demonstram a capacidade dos arquitetos de Madri para dar resposta às necessidades da sociedade, oferecendo um importante valor agregado a qualquer processo produtivo e de desenvolvimento de um país.

Monumentos de variadas formas e estilos arquitetônicos são organizados por afinidade de função: cívica, cultural, institucional, esportiva, educativa, de infraestrutura e de urbanismo. Há também registros de parques, hospitais, museus, teatros, centros esportivos, escolas, pontes, estações, hotéis e condomínios.

A mostra retrata a grande diversidade de tipologias edificatórias que o arquiteto madrilenho é capaz de executar de acordo com as suas capacidades. As  obras são diferentes em tamanho e característica, para todo tipo de cliente, público e privado; além de adaptadas às peculiaridades sócio-culturais do meio em que se encontram, demonstrando que a profissão – arquiteto é uma função social.

Serviço: Ciclo Pensar a Cidade – Seminário Cidade em Movimento

Dias: 04 e 05/10

Local: Museu Nacional do Conjunto Cultural da República

Inscrições gratuitas até 04/10 na Secretaria do Instituto Cervantes.

Exposição: Madri 100% Arquitetura

Local: Museu Nacional do Conjunto Cultural da República

Visitação: De 06 a 30 de outubro, de terça à domingo

Horário: De 09h às 18h30

Informações: (61) 3242-0603

Foto: Divulgação.