Instituto Cervantes apresenta a mostra “Perto e Longe. Um filme para cada época”.

El Espiritude La Colmena. Foto: Elias Querejeta.

Renato Acha

O Instituto Cervantes recebe a mostra Perto e Longe. Um filme para cada época, cujo foco é a marcante trajetória da história do cinema espanhol. A diversidade e riqueza permeiam o cinema deste país sui generis em filmes tão diversos entre si, como os igredientes de uma paella.

Desde “Riña en un café”, de Fructuós Gelabert, clássico de 1896, que marca o início deste novo invento até os dias de hoje, o cinema espanhol passa por uma constante evolução em termos de técnicas e temáticas.

A mostra Perto e Longe abrange o período desde 1950 até 2000 e destaca títulos revelantes, como por exemplo películas marcantes, como do diretor Luis Buñuel, que marcou época em diversos países, com a projeção de sua obra.

Los Santos Inocentes. Foto: Ganesh P.C./Television Española (TVE).

Confira a programação:

07/11, segunda-feira, 19h
Bienvenido Míster Marshall
Luis García Berlanga, 1953, 95min.
Classificação indicativa: livre
Legendas: Espanhol

Villar del Río é um pequeno povoado tranquilo, pobre e esquecido, no qual nunca acontece nada fora do normal. Só a chegada da cantora folclórica Carmen Vargas e de seu apoderado e representante deram uma nota de novidade à vida tediosa do povoado.

08/11, terça-feira, 19h
Viridiana
Luis Buñuel, 1961, 90min.
Classificação indicativa: 18 anos
Legendas: Espanhol

A noviça Viridiana, a ponto de tomar os hábitos, deve abandonar o convento para visitar seu tio dom Jaime, quem pagou seus estudos. Durante a visita, dom Jaime tenta detê-la. Como não consegue, o homem se suicida, fazendo com que Viridiana deixe de ser freira e fique na mansão praticando a caridade cristã.

09/11, quarta-feira, 19h
El espíritu de la colmena
Víctor Erice, 1973, 97min.
Classificação indicativa: 18 anos
Legendas: Português

Em um povo castelhano a meados dos anos quarenta, Isabel e Ana, duas meninas de oito e seis anos, assistem o filme “El Doctor Frankenstein” em uma tarde de domingo. A pequena Ana, impressionada, começa a perguntar para a mais velha pelo monstro. Certo dia desaparece da casa, e enquanto todo o povo procura por ela, ela fantasia vendo Frankenstein refletido na corrente do rio.

10/11, quinta-feira, 19h
Los santos inocentes
Mario Camus, 1984, 107min.
Classificação indicativa: 13 anos
Legendas: Espanhol

No final dos anos sessenta, uma família de camponeses vive subordinada à classe que possui a terra, domina os recursos e manda neles. Sua vida é renunciar e obedecer. Seu destino está marcado. No entanto, certos acontecimentos fora do cotidiano romperão sua condenação.

11/11, sexta-feira, 19h
Sé quién eres
Patricia Ferreira, 2000, 100min .
Classificação indicativa: 13 anos
Legendas: Espanhol

Paloma é uma jovem psiquiatra apaixonada pelo seu trabalho que conhece um paciente inquietante e sedutor chamado Mario em um hospital remoto. Mario padece de uma estranha doença, a Síndrome de Korsakov, uma alteração da memória que implica um caso de estudo apaixonante para Paloma.

Serviço: Mostra de Cinema Perto e longe. Um filme para cada época
Data: De 7 a 11 de novembro
Local: Espaço Cultural Instituto Cervantes (SEPS 707/907, Bloco D – Asa Sul)
Entrada Franca
Informações: (61) 3242.0603
http://brasilia.cervantes.es