O aniversário de Brasília (21 de abril) também marca a celebração de três anos do PicniK, que faz festa gratuita no Parque da Cidade (Estacionamento 4). A programação conta com atividades de bem estar, esportivas, workshops, espetáculos circenses, teatro, música, mercado de artistas, fashionistas e gourmets.“Além de nossa estrutura usual, coletivos importantes da cidade estarão presentes nesse dia! Um dos exemplos é o pessoal do Motim (capitaneados pela turma do Sindicato) que vem com encontro de zines, quadrinhos e ilustrações, o Mapati e a Jam no Museu que dão vida a nossa mini-arena e a Commute Bike Studio que organiza um percurso de bike, tendo o evento como ponto de partida” conta Julia Hormann, uma das responsáveis pelo projeto.
“O local é amplo, arejado, com muitas árvores e sombras fresquinhas para dar conforto maior ao público, já que sabemos que virá um sol brilhante! Além disso a localização central do parque é democrática e inclusiva, permitindo que o público venha no meio de transporte que preferir: Carro, ônibus, bike e até apé, para alguns. Ah, tem serviço de transfer dedicado aqueles que quiserem parar nos estacionamentos 2 e 3 do Parque” destaca Miguel Galvão, coordenador geral do evento.
“É um local que agrega mais qualidade, também, para os expositores trabalharem, pois evita aglomeração de filas permitindo fluxo constante, trazendo uma experiência com conforto e maior qualidade para quem visita o evento. Vale ressaltar que selecionamos os melhores Foodtrucks e quituteiros da cidade para estarem presentes, ou seja, é uma boa chegar cedo para curtir um almoço nada convencional com família e amigos.” conta a responsável pela curadoria do Mercado Alternativo do Picnik, Carol Monteiro.
São mais de 160 estandes de moda, arte e gastronomia compondo o mercado de cultura alternativa autoral que a organização chama carinhosamente de ‘Made-In-Bsb’. Uma novidade nesse ano serão artigos para piquenique que o próprio PicniK lançará em parceria com expositores destaques da economia criativa local. “Cada edição será um novo produto colecionável, com tiragem limitada”, promete Julia. Para abrir essa ação com todo o simbolismo temático, o primeiro produto será Toalhas de Piquenique que terão padronagens variadas incluindo estampas feitas à mão pelo casal talentoso da Quero Melancia.
Para uma comemoração realmente animada, o evento convidou uma série de artistas para encantar as famílias e os curiosos na área Mini-Arena. É ali que três espetáculos teatrais vão acontecer das 14 às 17 horas, em um palco-caminhão do Mapati. Em paralelo a estas atrações cênicas está o evento “Jam do Museu”, que dará o ar da graça com boas músicas que ativam novo espaço com ambientação sonora.
A Área Zen tem programação com a terapeuta energética Daphne Kipman em uma meditação ativa, o estúdio de Yoga e meditação Shakti e o Centro de Estudos Budistas Bodisatva de Brasília.
Três atividades esportivas estarão disponíveis para quem se aventurar a brincar: A partir das 16 horas, a marca brasiliense de bicicletas Commute e a Nonstop realizam um Percurso de Bikes pelo parque. A atividade dura cerca de uma hora e terá como pano de fundo o mágico pôr-do-sol de brasilia. Entre 15 e 18 horas, a Federação Brasiliense de Peteca monta uma quadra de tamanho oficial dentro do evento. Nela haverão demonstrações do esporte e partidas abertas ao público, com acompanhamento e repasse de orientações e regras.
A Área de Workshops oferece ao público contato com lampejos criativos que borbulham pela cidade. Sob o tema de moda, uma oficina de Tiara Floral, pela personal stylist Anabelle Mota. Em seguida a bióloga Stefani Nascimento esclarece mitos e dúvidas sobre a nutrição ideal para gatos domésticos e ensina a fazer uma guloseima saudável para seu bichano. A célebre frase de Hipócrates: “Faça do seu alimento, o seu remédio” é o tema da aula fornecida pelo Nutricionista Victor Braga do Instituto Brasileiro de Nutrição Integrada (IBNI), com foco nos melhores alimentos paras pessoas seguindo biótipo identificado de cada um.
O aplicativo do evento “PicniK no Calçadão”, disponível para Android e iPhone, reaparece com visual retocado e novas utilidades. Além de conhecer programação e alguns expositores, usuários podem se inscrever nos workshops e ter acesso a promoções pré-evento.
A ambientação sonora fica a cargo de DJs que apresentam sonoridades nada óbvias ao público: tido como um dos seletores de frequências mais dinâmicos e concorridos do país, o paulista Tahira comanda pela primeira vez a pista de dança PicniK, que conta ainda com os residentes The Miguelitos e Julia Hormann, Kaká Guimarães, Kaster (Parque Sonoro), Clarisse Garcia e outros.
Programação:
Área Workshop:
14h00 Oficina de DJ – A Mix e o Remix, por DJ Arlequim e DJ Wash
15h00 Arranjos Florais para a Cabeça, por Anabelle Motta
16h00 Nutrição Felina: Fazendo Guloseima para Gatos, por Stefani Nascimento
17h00 Alimentos que Curam, por Victor Braga
Área Esportiva:
Das 15h às 18h Peteca, por Federação Brasíliense de Peteca
ÁS 16h30 Percurso de Bike, por Commute e Nonstop
Área Zen:
14h30 Dança do infinito (meditação ativa), por Daphne Kipman
15h30 Aula de Yoga, por Regina Fonseca (Shakti)
16h30 Workshop de meditação, por Helton Johny (Shakti)
18h00 Meditação Budista, por Centro de Estudos Budistas Bodisatva de Brasília
Área Mini Arena:
15h00 O Novo Espetáculo (Tudo Está à Venda), por Grupo Tripé
Em “O Novo Espetáculo (Tudo está a venda)” , segundo trabalho do Grupo Tripé, que ira estrear no dia 28 de maio deste ano, é abordado uma questão simples: “O que eu quero, eu posso e devo fazer.” O espetáculo propõe fazer com que as pessoas se levantem de suas cadeiras, remexam a sua vida, e tirem a poeira da estante de brinquedos. Os quatro integrantes do Grupo Tripé, que dessa vez são guiados por Similião Aurélio, buscam o real significado de brincar, de arriscar, de andar na beira do precipício. A ideia é que o publico caminhe junto por essa beirada, e sinta novamente o que sentia quando tinha poucos anos de idade e o mundo era um grande disco voador flutuando pelo espaço.
16h00 Os Saltimbancos Músicos de Bremen, por Mapati
Os Saltimbancos, inspirada no conto dos irmãos Grimm – os Músicos de Bremen -, narra a história do encontro de quatro animais (um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata), que sofrem maus tratos de seus donos e resolvem fugir. Juntos fazem uma jornada até a cidade em busca de seus sonhos: formarem um grupo musical.
Peça apresentada é uma adaptação da original e o texto é de Tereza Padilha. Entre algumas das novidades estão colocações da cultura musical brasileira na história. ?Nessa adaptação colocamos samba, xaxado e até hip hop, tudo para ficar um pouco mais atual?, explica a diretora.
17h00 Show de Acrobacia de Solo, por Grupo Puma Jumpers
Ambientação sonora por Jam do Museu.
Serviço: PicniK – Aniversário 3 anos
Data: 21 de abril (terça), de 13 às 22 horas
Local: Parque da Cidade – Estacionamento 4 (em frente ao Gibão)
Acesso e classificação indicativa: Livre.
Foto: Anabelle Mota por Renato Acha.