Picnik promove festival de bandas em dois dias na Praça dos Cristais.

Poni Hoax.
Poni Hoax.

O projeto PicniK ganha uma programação de dois dias que vai reunir bandas autorais alternativas. Nos dias 6 e 7 de junho (sábado e domingo), a Praça dos Cristais (SMU) recebe um festival com nomes de peso local, nacional e internacional. A lista traz nomes como Boogarins e Carne Doce (Goiânia) e o Inky e Garotas Suecas (São Paulo), além de Poni Hoax (França), dentre outros nomes bacanas.

“É uma oportunidade que temos de valorizar a produção musical autoral e independente, saindo dos clichês habituais que envolvem o rock brasiliense para mostrar a rapaziada que ter uma banda de rock e fazer as próprias músicas pode ser tangível e muito divertido, lógico que tudo cuidadosamente encaixado num clima de festival alternativo, com ares de um pseudo-Woodstock-candango. Misturamos as pratas da casa com alguns expoentes de cenas férteis que admiramos, como pessoal do Boogarins e Carne Doce de Goiânia e o Inky e Garotas Suecas de São Paulo. Tivemos oportunidade também de trazer o glorioso Poni Hoax da França, por meio de parceria inédita com o selo Red Bull Studios Live” afirma Miguel Galvão, produtor do evento.

Carne Doce. Foto: Beatriz Perini. Divulgação.
Carne Doce. Foto: Beatriz Perini. Divulgação.

Para entreter crianças e adultos, o evento convidou uma série de artistas para encantar as famílias e os curiosos no espaço Mini-Arena. Serão seis espetáculos que garantirão muitas risadas das 14h30 às 17h30, num palco-caminhão do MAPATI. Intercalando com essas atrações cênicas os coletivos musicais JAM do Museu e Som+ar, estarão no comando do som, sempre em prol a ambientação sonora pouco usual e de qualidade.

A Área Zen tem uma programação que apresenta o Centro de Estudos Budistas Bodisatva de Brasília (CEBB) fornecendo aula de Tai Chi Chuan, a terapeuta energética Daphne Kipman realizando uma oficina de auto massagem e uma deliciosa aula de Yoga fornecida pela professora Andrea Hughes (Yoga em Brasília). O Pilates de solo, ficará por conta do Fit Fly Studio e, para colocar corpo, mente e alma no lugar, duas aulas de meditação serão fornecidas respectivamente pelo CEBB e pelo coletivo A Arte de Viver (Brasília), no domingo.

Muntchako. Foto: Estúdio Luz de Cima.
Muntchako. Foto: Estúdio Luz de Cima.

Para os sedentos por conhecimentos práticos, a Área de Workshops oferece ao público atividades criativas das mais diversas áreas. “Na oficina Jogo de máscaras, ministrada por Veronica Maia, por exemplo, será apresentado um panorama do significado original do teatro grego e do uso místico das máscaras em culturas tradicionais. Os participantes irão realizar exercícios em que serão abordados os princípios do uso de máscaras individual e coletivamente.” Diz Julia Hormann, organizadora das atividades lúdicas do PicniK.

Abordando o tema “musica”, o coletivo Funk The System desenvolverá uma Oficina de DJ, aonde ensinam para o público leigo no tema premissas básicas para iniciarem na arte da discotecagem. Ministrada pelo estúdio Bem-te-vi, há uma atividade exclusiva para o público infantil: Fotografia Lúdica para Crianças: criando e fotografando com a sua própria camera pinhole. A programação ainda inclui workshop de mandalas em fios, que promete abrir novos caminhos criativos para aqueles que desejam aprimorar as habilidades manuais.

Uma novidade nessa edição será uma área exclusiva para desfile de moda, de produtores locais da cidade. Destaca-se a escola de moda Fashion Campus apresentará, o projeto final do curso Intensivo em Moda, com a temática “Experiências”. Os alunos do curso apresentarão peças de vestuário inspiradas nas diferentes experiências gastronômicas capazes de mexer com todos os nossos sentidos e provocar as mais diversas sensações. Uma proposta que irá mixar práticas relacionadas à arte culinária, desde o preparo à estética dos sabores, conceitos e representações no campo do design e da moda, como forma de exercício do processo de percepção criativo e mercadológico do setor. Haverá também espaço destinado a atividades disponibilizadas pelo saudoso Exército Brasileiro, que traz um pouco de seu rico universo para dentro do PicniK.

Rebel Shot Party.
Rebel Shot Party.

Para ter acesso a toda a programação com horários, mapa do evento, inscrever-se em workshops, conhecer as promoções pré-evento e os expositores, basta baixar o aplicativo do evento “PicniK no Calçadão”, disponível para Android e iPhone.

Buscando uma Brasília ainda melhor, o Picnik Festival, em parceria com o restaurante C’est La Vie e a empresa Ecosintonia, faz a sua parte relacionada a sustentabilidade. Com a campanha “1 copo a menos”, o evento objetiva sensibilizar o publico a usar menos materiais descartáveis e levar o seu próprio copo ou caneca para o evento. Quem preferir também terá a opção de comprar copos reutilizáveis personalizados do festival para que o consumo de bebidas não gere enormes quantidades de lixo nas 20 horas de evento. Quem abraçar a causa e adquirir o copo do evento, ainda terá direito a uma promoção especial no estande do restaurante C’est La Vie.
Outra ação importante, e já tradicional do evento, é a distribuição de 600 mudas de árvores nativas do cerrado (300 por dia) para as primeiras pessoas que prestigiarem os artistas locais consumindo no mercadinho alternativo. É o Picnik cada vez mais sustentável mostrando seu sorriso por onde passa!

MDNIGHT.
MDNIGHT.

Programação:

ÁREA WORKSHOP (Sábado)
06/jun 14h00 Jogo de máscaras, por Veronica Maia
06/jun 16h00 Oficina de mandalas em fios, por Mari Maia

ÁREA WORKSHOP (Domingo)
07/jun 14h00 Fotografia Lúdica para Crianças: criando e fotografando com a sua própria camera pinhole
07/jun 15h00 Oficina de DJ – A Mix e o Remix, por Funk the System
07/jun 16h00 Leite vegetal, como fazer?, por Medida Caseira

Dinamites.
Dinamites.

ÁREA ZEN (Sábado)
06/jun 15h00 Taichi
06/jun 16h00 Auto massagem, por Daphne Kipman
06/jun 17h00 Yoga, por Andrea Hughes

ÁREA ZEN (Domingo)
07/jun 15h00 Workshop de meditação, por A Arte de Viver Brasília
07/jun 16h00 Meditação Budista
07/jun 17h00 Pilates de solo, por Fit Fly Studio

Almirante Shiva.
Almirante Shiva.

ÁREA MINI ARENA (Sábado)
06/jun 14h30 Acumulativas, por Ananica e Matusquella
Duas palhaças querem fazer um show. Elas disputam a atenção do público até que decidem juntas contar uma história musical. O Humor que envolve o espetáculo surge da brincadeira de várias situações sugeridas pelo texto e pelas músicas. A história é um pretexto para riso e a criatividade, onde a vida e a ação dos homens se ligam numa cadeia interminável, numa ciranda que une gente e bicho e planta e elementos naturais.

06/jun 15h30 O Lanche: A gulodice do Balofo, por Willy Costa – Jujubas, confeitos, biscoitos, chocolates, sucos e muitos iogurtes. Todas essas gostosuras se misturam a figura caricata e solidária do palhaço Balofo na cena “O Lanche”. A esquete, concebida pelo ator Willy Costa, chega ao seu segundo revela com irreverência a relação do homem com consumo. A apresentação trás um Balofo cheio de inocência, além de uma fome que, aparentemente, nunca acaba.

06/jun 16h30 Segura, Mamãe, por Cia da Sorte – Duas palhaças querem fazer um show. Elas disputam a atenção do público até que decidem juntas contar uma história musical. O Humor que envolve o espetáculo surge da brincadeira de várias situações sugeridas pelo texto e pelas músicas. A história é um pretexto para riso e a criatividade, onde a vida e a ação dos homens se ligam numa cadeia interminável, numa ciranda que une gente e bicho e planta e elementos naturais.

ÁREA MINI ARENA (Domingo)
07/jun 14h30 Berruga e Reinecken – Dupla brasileira de palhaços alemães: sua cerimônia conosco é uma cerimônia! Jogos clássicos da clonwnaria com uma dupla fora de série!

07/jun 15h30 O Desafio da Sementeira com a Cia Teatral Mapati – Muito, muito tempo atrás, na distante China, havia um príncipe que deveria se tornar imperador. Para isso, ele precisava se casar, mas, dentre todas as pretendentes, ele queria escolher a que fosse mais virtuosa. Preparou uma grande festa para a qual chamou todas as donzelas do reino e, ali, lançou um desafio: “Eu vou distribuir para todas vcs uma sementinha; daqui a seis meses, voltem com as plantas, que farei uma avaliação para saber e veremos qual será a melhor delas planta. Quem trouxer a melhor planta considerada a melhor, será a minha futura esposa.” O que será que vai acontecer? Qual das plantinhas será a escolhida?

07/jun 16h30 Show Acrobacia de solo, por Puma Jumpers

Ambientação sonora por Jam do Museu e Som+ar.

Inky.
Inky.

Serviço: PicniK – Aniversário de 3 anos
Data: 6 e 7 de junho (sábado e domingo), das 13 às 22 horas
Local: Praça dos Cristais (Setor Militar Urbano – SMU)
Acesso gratuito.
Para participar como expositor: http://picnik.art.br/expo/
Para participar das atividades: atividades.picnik@gmail.com
Infos: https://www.facebook.com/PicnikNoCalcadao e (61) 9823-7007.