Picnik especial celebra o Dia das Crianças e os 40 anos do Parque da Cidade.

12 de outubro.

Picnik edição do dia 12 de outubro
Picni,k Foto: Sinclair

Já virou uma importante tradição candanga: todo feriado de 12 de outubro a população é presenteada com uma grande edição do PicniK, que compartilha com a capital uma extensa programação voltada para animar o Dia das Crianças. Em 2018 não será diferente!

Com o patrocínio oficial da operadora Claro, alguns ingredientes tornam essa proposta ainda mais apetitosa, como a comemoração oficial dos 40 anos do Parque da Cidade Sarah Kubitschek e o grande foco na programação infantil para a questão ambiental e dos resíduos urbanos.

Com 31 edições na bagagem (apenas no DF) em seis anos de existência, o projeto, com consciência de sua função social e da responsabilidade que assume ao mobilizar a audiência de milhares de brasilienses, assume posição ativa junto ao assunto importante e atual que é a correta destinação do lixo gerado pela nossa capital. Com isso, por meio de parcerias com organizações pioneiras e referência no assunto, como os Institutos Cidades Lixo Zero, Ecozinha e a Compostar, construiu uma programação levando a pauta antes de mais nada para quem representa o futuro de nossa cidade, ou seja, nossas crianças.

Durante o evento, as famílias poderão brincar aprendendo a montar uma composteira ou um minhocário, a fazer instrumentos com material reciclado e assistir uma peça de teatro sobre a importância de se preservar o cerrado, dentre uma série de outras atividades. Assim, busca-se associar o tema a ações educativas e divertidas, de maneira a vincular o assunto de forma positivo junto à criançada, aproveitando também para ressignificar alguns conceitos e posturas, como o papel de catador, que no evento é visto como agente ambiental e, sobretudo, o lixo, que será mostrado como uma potencial fonte de riqueza quando destinado corretamente.

Uma ação será radical: dessa vez, a água no PicniK será gratuita para quem jogar seus resíduos nos EcoPontos espalhados pelo evento! E para amarrar e botar os pingos nos i’s do porquê disso tudo, o Espaço Semânticas traz especialistas no assunto para abordarem o tema via painéis participativos.

Dia das Crianças

Apresentando uma recheada programação para os pequenos, que conta com apresentações mambembes (pela Cia Circênicos), brinquedoteca, bolhas de sabão, pula-pula, tiro ao alvo e um ambiente gigantesco de brinquedos infláveis, as mães e pais poderão se divertir na área de jogos de RPG e tabuleiro, com o Joga Brasília Ed. Primavera, e no Espaço Zen, fazendo uma aula de yoga ou meditando com toda família.

Picnik edição do dia 12 de outubro
Picnik Foto: Sinclair

Parque da Cidade 40 anos

Para parte da celebração oficial dos 40 anos do Parque da Cidade, a festa também se mostra muito diversificada. O grupo de percussão feminina Batalá também sopra as velinhas comemorando 15 anos de existência onde promoverá dentro do evento uma série de apresentações, que contará inclusive com a participação especial da Banda Marcial do Exército Brasileiro – Guarda Presidencial (BGP). A pista de dança ficará aos cuidados do lendário DJ paulista Mau-Mau, que apresenta uma seleção recheada com suas principais influências. A música autoral marca presença também no Brasília Sessions Stage, que além de figuras em ascensão no cenário indie local, como a cantora Moara, traz de fora show dos franceses Why Mud, da paulista Lara Aufranc e dos mineiros Cachalote Fuzz e Sick.

Picnik edição do dia 12 de outubro
Picnik Foto: Sinclair

E, claro, todo esse encontro não faria sentido sem o mercadinho de arte, moda, design e ilustrações, que traz um apanhado com os destaques da economia criativa local, montando uma vitrine que cativa pela qualidade e criatividade do que é apresentado. Na praça de alimentação, opções para atender aos mais exigentes dos apetites: são cerca de 80 expositores com opções que variam da paella ao salsichão alemão, além, é claro, de um pavilhão exclusivo vegano, destinado às pessoas com restrições alimentícias como glutén, açúcar, leite etc.

O PicniK é realizado com suporte da Lei de Incentivo à Cultura, fomento da Secretaria de Cultura do GDF e patrocínio da Claro Brasil. A entrada é franca, lembrando que a partir das 16h para acessar o perímetro do evento é necessária a doação de 1kg de alimento ou 1 livro literário ou 1 lixo eletrônico (Instituição Beneficiada: Abrace).

12 de outubro, das 13h às 22h
Local: Estacionamento 4, Parque da Cidade
Acesso gratuito
Classificação indicativa livre
Obs: a partir das 16h será necessária a doação de 1kg de alimento ou 1 livro literário ou 1 lixo eletrônico para acessar evento (Instituição beneficiada = Abrace). Proibida entrada de bebidas, sobretudo as alcoólicas.