Oficina gratuita de fotografia pinhole neste domingo.

30 de abril.


No Dia Internacional da Fotografia Pinhole, comemorado neste domingo (30/04), o Projeto Fotolata oferecerá oficinas gratuitas à comunidade, na Galeria Ponto., parceira do evento juntamente com OBarco Estúdio. A técnica simples consiste em utilizar câmera fotográficas primitivas, geralmente latas furadas, para produzir imagens. As imagens irão compor um varal no dia do evento e também uma galeria virtual no Facebook e outra no site pinholeday.org, uma organização sem fins lucrativos que promove e arquiva iniciativas realizadas em todo o mundo com foco na divulgação da arte da fotografia pinhole.

 

Além de aprender a fotografar com uma lata, os participantes poderão conferir como é o processo de revelação das imagens. Um dos destaques do evento será o trailler concebido para ser um laboratório e câmera fotográfica sobre rodas. Nele, os participantes das oficinas podem ver como a imagem se forma de dentro de uma câmera fotográfica. A imagem invertida projetada é capturada pelo papel fotográfico e, em poucos instantes, ao passar por um banho de produtos químicos, o negativo se mostra. O processo é repetido com cada participante, munido de uma simples lata furada (preta em seu interior e com um papel fotográfico dentro) para fazer suas fotos.

A ação está em sua segunda edição e faz parte do projeto Fotolata, idealizado há mais de 15 anos pelo fotógrafo José Rosa, que atuou em projetos em escolas, bibliotecas, centros culturais e locais de vulnerabilidade social dentro e fora do Distrito Federal. Para comemorar, a Galeria Ponto. e o OBarco Estúdio lançaram uma chamada de fotografias pinhole para serem expostas no dia do evento.

Serviço: Pinholeday 2017 – Oficinas gratuitas de fotografia pinhole
Data: 30 de abril (domingo) a partir das 10:00, até o estoque de papel acabar
Local: Galeria Ponto. (SCRN 710/11 Bloco D Loja 23 Subsolo)
Evento gratuito
Classificação indicativa: Livre.