Inscrições abertas para oficinas do PirenópolisDoc.

Até 20 de julho.

Joel Pizzini. Divulgação.
Joel Pizzini. Divulgação.

As inscrições para as oficinas da segunda edição do PirenópolisDoc – Festival de Documentário Brasileiro estão abertas até o dia 20 de julho. Com uma programação gratuita, o festival acontece entre os dias 3 a 7 de agosto, no Cine Pireneus (Pirenópolis). As inscrições podem ser feitas através do site oficial: www.pirenopolisdoc.com.br.

Com a proposta de promover a profissionalização do mercado audioviovisual, as oficinas se dividem em duas: Filme Ensaio, ministrado pelo cineasta Joel Pizzini e outra de Primeiro Corte, com os realizadores Mariana Lacerda e Hilton Lacerda.

CINEMA DE POESIA & POESIA NO CINEMA: COMO LER/VER UM FILMENSAIO

Esta oficina pretende expor e discutir o conceito de “filmensaio”, uma forma de expressão herdada da literatura que vem se afirmando no cinema brasileiro contemporâneo, rompendo os limites do documentário e abrindo perspectivas para a renovação da linguagem cinematográfica através de abordagens essencialmente subjetivas e inovadoras. Em pauta, a narração polifônica, a montagem nuclear e a construção da paisagem sonora que caracterizam a ruptura das convenções do cinema documental.

PRIMEIRO CORTE

A oficina “Primeiro Corte” nasceu junto com a primeira edição do PirenópolisDoc e tem por objetivo atuar como uma consultoria de montagem para filmes documentários, ensaísticos ou híbridos, que estejam em fase de edição. Nela os participantes têm a oportunidade de projetar trechos ou a íntegra de seus trabalhos e tê-los analisados e comentados por cineastas e documentaristas de renome.

Para a inscrição os interessados deverão selecionar uma sequência de até 10 minutos de seus trabalhos já realizados ou em fase de finalização, e submetê-lo para pré-análise dos ministrantes da oficina conforme o formulário de inscrição que se encontra no site.

Serviço: Pirenópolis.doc
Data: De 3 a 7 de agosto
Local: Cine Pireneus (Pirenópolis)