Primeira Jornada de Poesia LGBT+ tem programação gratuita no SCS.

13 e 14 de julho.

Amara Moira. Divulgação.

A primeira Jornada de Poesia LGBT+ acontece nesta quinta e sexta (13 e 14 de julho) na Casa de Cultura da América Latina (CAL) com entrada franca. A programação traz cinco oficinas formativas, performances, um sarau de lançamento de poetas LGBT pela Padê editorial, além de uma roda de conversa sobre a história da poesia Trans no Brasil, com a presença da escritora e pesquisadora Amara Moira, de Campinas (SP) e do poeta slammer e cientista político brasiliense, Marcelo Caetano.

A primeira edição da Jornada de Poesia LGBT+ faz uma homenagem a Anderson Herzer, poeta transexual autor de “A Queda para o Alto”, livro autobiográfico de poemas lançado em 1982, uma obra forte, triste, comovente, que narra sua trajetória em uma unidade da Febem em São Paulo em plena ditadura militar. Andersen, que nasceu no interior do Paraná, em uma família conturbada, se suicidou meses depois da publicação do livro.

Esteban Rodrigues.

Programação:

13 de julho (sexta-feira)

14:00 – Oficina Poesia, corpo e cidade, com Maria Léo Araruna e Julianna Motter
17:00 – Oficina Cuíerlombismo literário: poesia preta LGBT, com Tatiana Nascimento
20:00 – Performance manifesto Trav(eco)-Ciborgue, com Maria Léo Araruna. Canções para Herzer, com Mickael Pederiva e Bernardo Motta. Roda de conversa Anderson Herzer e a Escrita trans no Brasil, com Amara Moira e Marcelo Caetano, intermediação de Júpiter Caroá.

14 de julho (sábado)

10:00 – Oficina Escrevivências e (auto)amor, com Pedro Ivo
14:00 – Oficina Poesia e (auto)reconhecimento, com Esteban Rodrigues
17:00 – Oficina Voz e palavra em performance, com Kika Sena
20:00 – Sarau preto LGBTQI+, da Padê editorial. Lançamentos dos livros de Tatiana Nascimento “Mil994”; Esteban Rodrigues “Sal a gosto”; Pedro Ivo “Afroqueer existência: dor luta amor”; Kika Sena “Periférica”; Nanda Fer Pimenta “Sangue”; Cleudes Pessoa “44 sentimentos” e Kati Souto.

Inscrições online