Poesia para se ver.

Nicolas Behr. Divulgação.
A literatura entra na agenda do Instituto Cervantes de 14 a 17 de março com o projeto literário Poesia para se ver, em encontros que falam sobre a poesia hispano-brasileira. Poetas dos dois continentes realizam debates sempre às 19 horas, com entrada franca, onde a poesia pode ser falada e sentida.

A realidade da poesia visual hispano-brasileira será apresentada através de uma mesa redonda e oficinas diárias com os poetas brasileiros Antônio Miranda, Angélica Torres, Marcos Freitas e Nicolas Behr; e dois poetas espanhóis, Alícia Silvestre e Alfonso Hernández Torres.

As inscrições para interessados ocorrem até o dia 14 de março (segunda), na Secretaria do Instituto Cervantes (SEPS 707/907 Lote D – Asa Sul).

Programação:

  • 14 de março (segunda-feira)

19h – Apresentação do livro “El Crucero”, de Alfonso Hernández (edição bilíngüe).

19h30 – Mesa redonda: Realidades Actuales En La Poesía Hispano-Brasileña.

Participantes: Antônio Miranda, Angélica Torres, Alicia Silvestre, Alfonso Hernández, Fred Maia, Nicolas Behr e Marcos Freitas.

  • 15 de março (terça-feira), às 19h

Oficina de escritura: Visuais

Com Antônio Miranda e Marcos Freitas

A oficina trabalhará com a poesia visual, aquela poesia que é criada através de formas e que tem relação com o mundo real. Os participantes terão que criar seus próprios poemas segundo sua visão do mundo.

  • 16 de março (quarta-feira), às 19h

Oficina de escritura: Viagens Siderais e Outros Sonhos

Com Angélica Torres e Alfonso Hernández

A oficina explora os sonhos para oferecer uma poesia de imagens através das palavras e dos relacionaremos com outras manifestações artísticas, como a pintura e o mundo da arte. Os participantes elaborarão seus próprios poemas e sonhos.

  • 17 de março (quinta-feira), às 19h

Oficina de escritura: Mistérios Poéticos

Com Nicolas Behr e Alicia Silvestre

Mundos paralelos à experiência como poetas, a oficina fala sobre o universo que nos rodeia. Um mundo que nos seduz, paisagens urbanas que se confundem com nossa realidade cotidiana e em nosso entorno na natureza. Os participantes aprenderão a criar, a partir da observação minuciosa da realidade circundante, com um olhar poético, e em especial, incidindo dois tópicos literários de todos os tempos: a relação entre poeta e cidade e o trio Deus-Homem-Natureza.

Serviço: Projeto “Poesia Para Se Ver”

Dias: De 14 a 17 de março de 2011 às 19:30

Local: Instituto Cervantes (SEPS 707/907, Lote D – Asa Sul)

Entrada Franca

Classificação Indicativa Livre.