Festival Porão do Rock em novo formato na edição de 2010.

Texto de Renato Acha e Fotos de Marcelo Dischinger e Renato Acha.

Foto de Marcelo Dischinger.

O Festival Porão do Rock aconteceu no sábado passado (11 de setembro) nas áreas interna e  externa do Ginásio Nilson Nelson, em novo formato.

A edição de 2010 foi reduzida à apenas um dia devido a problemas de liberação de verbas do FAC (Fundo de Apoio à Cultura). Apesar de ter tido seu tempo de duração diminuído, o festival agradou pela mudança na disposição geográfica dos palcos e pela melhor estrutura das lojas que se localizavam ao longo de um percurso entre um palco e outro, no contorno do ginásio.

Os palcos Pílulas e Chilli Beans estavam na área externa e o palco GTR foi montado dentro do Nilson Nelson e abrigou as bandas com o som mais pesado, o que aliviou a concorrência sonora entre os palcos, comum em anos anteriores.

Fernanda Takai usou de grande empatia e lotou a arena em um show permeado por hits do Patu Fu. Foto de Renato Acha.

O show do Pato Fu trouxe clássicos de diversos discos. A apresentação da banda, já querida da cidade, foi acompanhada atentamente e o público cantou o tempo todo. Os músicos tiveram forte interação com a plateia, que solicitou músicas do novo disco, mas infelizmente não foi atendida.

Segundo Fernanda Takai, isso exigiria a montagem de uma estrutura complicada para reproduzir os sons lúdicos do CD  “Música de Brinquedo“. Eles prometeram voltar provavelmente ainda neste ano para apresentar o novo trabalho.

She Wants Revenge. Foto de Marcelo Dischinger.

Os mineiros foram seguidos pela aguardada “She Wants Revenge“, que começou o show por volta de duas da manhã para um público seleto e interessado. O som era grave, com o baixo marcado e tom vocal sombrio, que lembrou o do cantor Nick Cave.

Os modernos e descolados deliraram com as pitadas de elementos eletrônicos. Havia muita gente que realmente conhecia a letra das músicas, alguns que vieram de outros estados para conferir o show dos caras, que foram aclamados. A música com cara de anos oitenta e pegada dançante agradou em cheio. Pena que a duração foi curta.

Justin Warfield, vocalista do She Wants Revenge. Foto de Renato Acha.

Conversei com Justin Warfield, vocalista do She Wants Revenge, logo após a apresentação:

A plateia estava realmente animada, valeu muito a pena. Esta foi nossa terceira apresentação no país. Tocamos no clube Clash em São Paulo por duas noites e foi igualmente fantástico conhecer e ser apresentado para novas pessoas, depois de vir de uma turnê que passou por Los Angeles, Texas e Santiago.”

Justin ficou encantado com a arquitetura do Ginásio Nilson Nelson e perguntou:

Que tipos de evento acontecem aqui?”

Respondi que acontecem eventos esportivos e show musicais.

É surreal, parece um lugar de ficção científica.“, emendou e lamentou não ter tido tempo de conhecer as obras de Niemeyer.

O Ginásio realmente foi uma nave espacial onde tanto público quanto bandas puderam decolar com liberdade e estrutura apropriada para abrigar apresentações viscerais no palco GTR.

Cerca de trinta mil pessoas compareceram para conferir o som de suas bandas prediletas. As opções eram variadas e a locomoção entre os palcos serviu como ponto de encontro entre pessoas de todas as idades que pretigiaram o maior evento de rock da cidade.

Confira alguns cliques da noite de 11 de setembro no Porão do Rock:


Gog fez apresentação engajada e falou sobre a vindoura eleição e o Projeto Ficha Limpa. Foto de Marcelo Dischinger.

A banda Korzus deixou a plateia tonta em set oscilante. Foto de Marcelo Dischinger.

O Dynahead contagiou a galera com show temperado por batidas fortes e poses iradas. Foto de Marcelo Dischinger.

O baterista Bacalhau, o vocalista Gabriel Thomáz e Flávia Curi (baixo e vocais) . A Banda Autoramas trouxe muitas músicas para se cantar junto. O show impecável provou que o Autoramas só acelera para frente. Foto de Marcelo Dischinger.

Érika Martins (Ex Penélope) fez participação especial no show do Autoramas e discotecou na Play! Esquenta Porão, que aconteceu na véspera. Ela tocou clássicos do rock e confessou que sempre encerra o set com "Candy" do B 52´s. Foto de Marcelo Dischinger.

Frango Kaos, o vocalista figura do Galinha Preta, banda que sempre faz apresentações hilárias. Foto de Marcelo Dischinger.

Performance com vela derretida no show do Mechanics foi realmente bela e impactante. Foto de Marcelo Dischinger.
Criadores do "saravá metal", os cariocas da Banda Gangrena Gasosa misturam o hardcore com metal e punk em performances inspiradas em entidades da umbanda e do candomblé. Foto de Marcelo Dischinger.

Marcela Etiene, Rafael Soares Leite e Marta Raquel. Marcela veio de São Paulo para trabalhar como voluntária do Festival, assim como Marta Raquel que se divertiram com o cliente mirim, Rafael, que fez pose com sua recém adquirida camiseta. Foto de Renato Acha.