Embaixada da Itália abre exposição inédita de gravuras de Cândido Portinari

De 15 a 27 de março.

“Galo”. Divulgação.

A Embaixada da Itália em Brasília e o “Projeto Portinari” abrem ao público uma exposição inédita de gravuras de Cândido Portinari, um dos maiores pintores brasileiros do século XX, de origem italiana. A mostra “Portinari Ilustrador” está em exibição na Sala Nervi da Embaixada de 15 a 27 de março e apresenta 28 obras originais, pertencentes a diferentes etapas da vida do autor, criadas utilizando diferentes técnicas, incluindo um retrato de seu pai, cartões de Natal, uma gravura do famoso quadro “Retirantes” (emigrantes) e outros.

São gravuras originais, de diferentes técnicas e fases da vida do artista, que envolvem retratos de seu pai, cartões de Natal, gravura dos retirantes, entre outras. Serão expostas, ainda, águas-fortes e pontas-secas, ilustrações retiradas dos livros “Memórias Póstumas de Braz Cubas” e “O Alienista”, ambos de Machado de Assis, um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos. Para completar a mostra, um painel reunirá oito águas fortes do livro “O Menino de Engenho”, um clássico de José Lins do Rego.  

“A Barca”.

Além de resgatar relações antigas de seu pai com suas origens, a iniciativa da exposição é um passo simbólico para importantes realizações em um futuro bem próximo: “As relações entre Portinari e a Embaixada da Itália têm raízes antigas e profundas. Esta aproximação traz uma nova luz para nosso projeto, já a pleno vapor, de levar os painéis Guerra e Paz para a Itália em 2023 (ano dos 120 anos de Portinari). A obra máxima de Portinari, presente do Brasil para a ONU, está, infelizmente, mais atual do que nunca” – conclui João Candido Portinari.

“Três Homens”.

Portinari Ilustrador
De 15 a 27 de março
Embaixada da Itália em Brasília
Visita gratuita e aberta ao público em horários especiais
De segunda a sexta, das 16:00 às 19:00
Sábado, das 15:00 às 19:00
Domingo, das 10:00 às 13:00.