Pinturas e esculturas inéditas de Antônio Poteiro em mostra no Museu dos Correios.

De 8 de dezembro de 2016 a 8 de fevereiro de 2017.

Divulgação.
Divulgação.

O Museu Correios apresenta a exposição inédita Poteiro Por Inteiro, de 08 de dezembro de 2016 a 08 de fevereiro de 2017, com curadoria de Enock Sacramento. A mostra apresenta pinturas e esculturas nunca exibidas ao público do artista Antonio Poteiro, produzidas entre 1960 e 2010, ano de seu falecimento. Na abertura da exposição, dia 08 de dezembro, haverá visita guiada com o curador e lançamento do catálogo da exposição, às 19 horas.

A exposição é composta por 5 esculturas e 30 pinturas de Antonio Poteiro. O artista, que completaria 101 anos em 2016, é um dos artistas brasileiros de maior repercussão dentro e fora do país, notadamente no domínio da arte naïf, popular, ingênua, ínsita, na qual se firmou, em seus últimos anos de vida, como o número 1 no Brasil.

Poteiro era um verdadeiro artista, ou seja, um criador. Inventava personagens e narrativas. Criou figuras tais como a Rainha das Tartarugas e o Rei do Pão. Para Ferreira Gullar, “tudo na obra de Antonio Poteiro tem um sentido ligado à história do povo, suas aflições e seus sonhos de felicidade”.

A exposição “Poteiro por Inteiro” visa resgatar e levar ao público uma síntese do universo pictórico e escultórico do artista. Para o curador da mostra, Enock Sacramento, “a pintura que Antônio Poteiro nos legou é de uma inventividade extraordinária, difícil de encontrar na plástica brasileira. Sobre um fundo chapado, ele geralmente dispõe árvores, flores, animais, figuras humanas, isoladas ou em grupos. Há uma orquestração de azuis, amarelos, vermelhos, verdes e de outras cores que, combinadas, definem o universo pictórico poteiriano. Suas esculturas cerâmicas são de uma riqueza formal e volumétrica encantadoras. Sua arte agrada a leigos e eruditos”.

poteiro-por-inteiro

Serviço: Exposição “Poteiro por Inteiro”
Local: Museu Correios (SCS quadra 4, bloco A, 256, ed. Apolo – Asa Sul)
Horário: terça a sexta, das 10 às 19h. Sábados e domingos, das 12h às 18h
Visitação para o público: De 8 de dezembro de 2016 a 8 de fevereiro de 2017.
Informações: (61) 2141-9276
Classificação etária: Livre.
Entrada franca.