Praça dos Prazeres tem maratona gratuita de Carnaval para todas as tribos.

De 28 de fevereiro a 8 de março.

Divulgação.

Em 2019, a Praça dos Prazeres completa 13 anos de participação em carnavais de Brasília com expectativa 7 mil pessoas por dia e o objetivo de promover o prazer para foliões e folionas.

Esse ano, a festa na Praça começa oficialmente dia 28 de fevereiro e vai até 8 de março. Dia 8 de março, simbolicamente uma data para fechar o carnaval, será comemorado com um grande encontro pelo Dia internacional da Mulher, após a marcha 8M que acontecerá na Esplanada dos Ministérios.

Os Blocos da Praça dos Prazeres são tradicionalmente diversos, originais e inspirados na efervescência criativa e cultural da casa de cultura Balaio Café. A maioria dos blocos é protagonizada por mulheres, LGBTs, negros e negras.

Esse ano, a Praça dos Prazeres foi um dos locais definidos pelo Governo do Distrito Federal como plataforma oficial de carnaval (Plataforma Norte de Carnaval). Das 5 plataformas oficiais do GDF, o lugar é o único que tem tradição de carnaval. A estrutura fornecida pelo GDF prevê palco, banheiros espalhados por toda a praça, segurança e limpeza. Haverá praça de alimentação com hambúrgueres artesanais, chapatis, acarajé, caldos e churrasco e bebidas como coquetéis e drinks do Barito Café Bar (405 norte). O foco central é, mais uma vez, proporcionar o prazer e aguçar os sentidos.

A Praça dos Prazeres se destaca por ser o único pólo de carnaval organizado integralmente pela força feminina. Jul Pagul idealizadora do carnaval nesses 13 anos acredita que as mulheres não vão mais abandonar o protagonismo na história, inclusive do carnaval. “Esse carnaval 2019 tem na sua essência o contexto de liberdade de expressão e avanços políticos e sociais. A resistência, liberdade, amor, cuidado, potência e mais justiça social vão desfilar nos Blocos e Escolas, do DF e do Brasil”, finaliza Jul.

Jul Pagul também é uma das organizadoras da campanha Folia com Respeito, (#foliacomrespeito) que defende um carnaval em que se respeite o limite de cada um e cada uma. Um carnaval feito por todos e todas e para todos e todas, sem que nenhum folião e foliona sinta constrangimento, humilhação, desrespeito com a sua vontade particular.

Vários blocos que sairão na Praça levantam bandeiras com críticas e defesas de temas. O Bloco Eixão 44 tem a temática #NOSSASVIDASIMPORTAM fazendo uma referência a criminalização da LésBiHomoTRansfobia, bem como ao Genocídio da População Negra.

Durante todos os dias haverá uma feirinha com produtos carnavalescos. Alguns expositores são Pelluquero, Yalê Turbantes, May Bucar.

Dia 3 de março, a partir das 14h44 a feirinha vai receber o Bazar Vem, que cabe! com roupas de múltiplos tamanhos. A experiência vai atender mulheres que vestem do G para além do XGG e nunca encontram roupas com esses tamanhos nos bazares da cidade.

O bazar vai acontecer dentro do bloco Vai que cola, e quem quiser expor deve mandar mensagem para 61 982543699 ou bloquinhovaiquecola@gmail.com até quinta-feira, 28 de fevereiro. O critério para participar é ofertar produtos para pessoa gordas e/ou pessoas parceiras com produtos, acessórios e roupas que incluam os corpos que, aqui, nesse território são exaltados: todos os tipos de corpos gordos.

Esse ano, a experiência inovadora será um ônibus que percorrerá os pólos Praça dos Prazeres – Setor Carnavalesco Sul entre os dias 03 e 05 de março. Dia 03 ele ficará parado na Praça dos Prazeres para o concurso de fantasia e o trajeto será feito nos dias 04 e 05. No ônibus terá música, performance artística e campanha de distribuição de camisinhas.

Dia 3 de março o CarnaBus promoverá um Concurso de fantasia crítica + original, organizado pelo Coletivo Subterrâneas Desgeneradas, Bloco Eixão 44 AfroLBT e CarnaBus. As inscrições para quem deseja participar poderão ser feitas no dia do concurso (03 de março) das 15h às 17h. Podem concorrer pessoas bem humoradas com senso crítico. O concurso tem classificação indicativa para maiores de 18 anos. O juri será composto pelo público presente.

Premiação: 1º Lugar – 03 Garrafas de Catuaba Selvagem + 01 pacote de cerveja Antárctica + 04 garrafas de água mineral + 02 vale alimentação da praça
2º Lugar- 02 Garrafas de Catuaba + 02 garrafas de água + 01 vale alimentação
3º Lugar – 01 garrafa de Catuaba + 01 garrafa de água

A Praça dos Prazeres vai disponibilizar um bicicletário para quem for de bike e também será um dos pontos do Expresso Folia – uma linha de ônibus especial entre o Setor Comercial Sul, Estádio Mané Garrincha e a Praça dos Prazeres

A Praça dos Prazeres será palco das manifestações pelo Dia Internacional da Mulher no dia 8 de março, organizado por mais de 40 entidades. O cortejo das mulheres do DF e entorno, vai concentrar na Esplanada às 16:20 e marcha até a Praça dos Prazeres onde vai encontrar o Sétimo desfile do Bloco das Perseguidas

Programação:

CORTEJO DO BLOCO DA URSAL – TODOS OS DIAS
Bloco da Ursal:
Todos os dias do Carnaval 2019, o Bloco da Ursal vai ocupar a Praça dos Prazeres com uma crítica ao atual momento da política brasileira.

QUINTA – 28.02.2019
18 às 23h

BORA COISAR
BORA PRA CUBA
Bora Coisar na Praça dos Prazeres:
O primeiro e único bloco de carnaval Amazônico de Brasília vai sair na sua 4ª edição na Praça mais Prazerosa, colorida, representativa e democrática da cidade. Os ritmos serão carimbó, marabaixo, batuque, lambada, brega, salsa e muito mais.
Atrações: Emília Monteiro e banda terão a participação de Carol Carneiro.

Bora pra Cuba:
2019 é o terceiro ano do bloco Bora pra Cuba, considerado o primeiro carnaval transnacional do Distrito Federal. A festa nasceu da fluidez e convergência da comunidade latina no DF.

SEXTA – 01.03.2019
18 às 23h

BLOCO DO PRAZER
Bloco do Prazer

SÁBADO – 02.03.2019
15 às 23h

MEMES UNI-VOS
BLOCO É DE NANAN
Bloco Memes Uni-vos

Bloco É de Nanan:
Nãnan Matos é cantora brasiliense alegre, vibrante, contagiante, é mulher preta, artista de brilho único e carisma extraordinário. Participou do The Voice Brasil em 2017. Desde sempre, leva sua expressão, sem renunciar à brasilidade, construindo pontes entre o Brasil e a África, a dança e o canto, o canto e o batuque. “Bloco é de Nãnan” vai entregar tudo isso! Um show envolvente que nos convoca a saber e a dançar tanto a nossa ancestralidade quanto o nosso próprio tempo. A banda conta com músicos: Henrique Alvim, Luiz Ungarelli, Rafael Cruz, Renato Galvão.

DOMINGO – 03.03.2019
15 às 23h

BLOCO VAI QUE COLA & BAZAR VAI QUE COLA (roupas G e XGG)
BLOCO RAINHAS DO BABADO
BLOCO EIXÃO 44
CARNABUS + CONCURSO DE FANTASIA

Bazar “Vem, que cabe”
O bazar “Vem, que cabe” destaca-se pela inclusão de variados tipos de produtos que cabem de verdade nos corpos brasileiros, todos eles! A experiência promete encontros, trocas e vendas de produtos, roupas e acessórios que cabem em nossos corpos múltiplos, de formatos plurais.
Quem pode expor? pessoa gordas e/ou pessoas parceiras com roupas que incluam os corpos que, aqui, nesse território são exaltados: todos os tipos de corpos gordos. O bazar acontece junto com o Bloco Vai que cola (3 de março)

Bloquinho Vai que cola:
O bloquinho “vai, que cola!” é um projeto de produção que abarca a diversidade de linguagens artísticas e culturais do DF. O bloquinho acontece pela primeira vez com essa formação no bombástico carnaval de 2019. A ideia é criar coletivamente um ambiente para lançar nossos corpos múltiplos na pista, ao embalo das melodias e composições de a a zinco, nos hidratando com bons drinks e partilhando, de forma consensual, nossos afetos. Um não-lugar que se faz sempre o nosso lugar tendo como base estrutural respeito e posturas antirracista, antilgbtfóbicas.

Bloco Rainhas do Babado:
Ao ritmo do funk várias Djs vão ocupar o carnaval: Dj Madamy (eletrofunk), Dj Conceitinho (Funk conceitual), Dj La Bonita (Funk 150bpm). Show Rainhas do Babado com participações especiais: Caleba Brasil, Tonhão Nunes, Vix Hussel.

Bloco Eixão 44:
Bloco Eixão 44 AFROLBT neste carnaval de 2019 se apresenta na praça dos prazeres com a temática #NOSSASVIDASIMPORTAM fazendo uma referência a criminalização da LésBiHomoTRansfobia, bem como ao Genocídio da População Negra, mas é carnaval, a maior festa popular brasileira com raizes nascidas nos quilombos e favelas, tornando-se hoje ,o Patrimônio imaterial, que as/os brasileiros aproveitam para colocar em suas manifestações momescas toda sua essência de prazerança, sem deixar de fazer uma crítica social.

SEGUNDA – 04.03.2019
15 às 23h

BLOCO CELTA
BLOCO DA RABECA
DJ PRESENÇA
CARNABUS – Carnaval itinerante

Espírito Celta:
Dia 04 de março acontece a quarta edição do bloco Espírito Celta com o show dos Kiaulles e da Red Veld. Haverá também um concurso de fantasia entre os participantes (concurso informal entre quem estiver no dia da festa, sem inscrição, cujo objetivo principal é a brincadeira e a diversão). A premiação é um adereço “par de orelhas de elfo” da marca Coisa de Fada.
Mais do que um bloco de carnaval diferente, com muita música celta e medieval, o Espírito Celta é uma ideologia: inspire a chama da música em você!
Todos nós juntos somos o Espírito Celta. De mãos dadas, fazemos nosso ritual de passagem: uma roda de dança circular com energia de paz, amor, gratidão e amizade, para renovar o corpo e alimentar o espírito com música. O Espírito Celta é centrado em música celta, folk e medieval, e reúne todos os clãs em harmonia e celebração.

Carnabus / Bloco Subterrâneas Desgeneradas:
O Bloco Subterrâneas Desgeneradas sai neste carnaval com esta novidade: um ônibus todo equipado para comandar a festa.
O CarnaBus da DiVER(S)Cidade é a folia que estava faltando. O ônibus que vai percorrer os territórios carnavalescos da Asa Norte (Praça dos Prazeres) e do Setor Carnavalesco Sul (Setor Comercial Sul) do dia 03 ao dia 05 de março.
Nele, os foliões e folionas poderão curtir um som com os DJS SÁ e FON e algumas surpresas do dia, bem como, tomar alguns drinks. Atrações: DJ; performances; Concurso de Fantasia (o ganhador(a) desfila no palco principal dos Territórios).

TERÇA – 05.03.2019
15 às 23h

SACI WÈRÈ
CALANGO CARETA
MUNTCHAKO
SKA NIEMEYER
CARNABUS – Carnaval itinerante

Saci Wèrè
Saci é o elemento coringa. O caráter pulsante da brasilidade, a área de incerteza do improviso. A figura emblemática do Saci – desfolclorizada e ressignificada – ganha vida nesse resgate antropofágico; os elementos quentes dos instrumentos elétricos se fundem às epifanias percussivas que levam os pés ao chão.
A sonoridade desse Saci remete à influência do negro que veio para a América, mas dialoga também com o som caribeño, o mar e o ritmos calientes que formam a linguagem corporal da América Latina.

Grupo Muntchako
O grupo faz dos ritmos pontes que nos transportam para ambientes inimagináveis. Caminha pela América Latina caliente, pela África mântrica, pela hipnose moura cigana, pela Jamaica enfumaçada e pelos bueiros suados da Amazônia equatorial. Cada passo dessa caminhada é pontuado pelos algoritmos universais da pista: beats eletrônicos, synths e guitarras misturam-se aos instrumentos e tambores orgânicos. O resultado é uma música instrumental, sem letras mas com muitos sotaques. Sem nomenclatura e principalmente, sem fronteiras.
Os três elementos que formam o Muntchako – Samuel, Barata e Macaxeira – são ninjas da arte dançante e do peso. Das pistas de dança globais, vem a pesquisa pelas batidas inusitadas do baterista Rodrigo Barata, que também é DJ da crew/festa Criolina e pesquisador de antiguidades e modernidades. Das experimentações que casam a percussão ancestral com os samples, surge a performance punk de Macaxeira Acioli, que passou por bandas como a norte- americana dos badboys do jazz Hypnotic Brass Ensemble (USA) e a paraibana Cabruêra. Da música jamaicana, rap e dos riffs de guitarra do funk vem o know how do multi-instrumentista e produtor musical Samuel Mota, que compôs a banda Jah Live e tocou e atuou como produtor musical com poeta do rap GOG.

Ska Niemeyer
Ska Niemeyer surgiu em meio a mais um carnaval da cidade de traços modernistas, estreando o inusitado e vibrante Bloco do Ska Niemeyer em 2017 na Vila Planalto, botando todo mundo pra vibrar dançando frevos e marchinhas carnavalescas executados com todo o balanço do ska, em músicas instrumentais e cantadas. O evento vem sendo um sucesso de público e de crítica a cada vez maior. A banda extrapola o carnaval e vem fazendo shows especiais em produções próprias e independentes, como o fizeram em um tributo aos mestres The Skatalites (maio de 2018) e um especial junino que mescla as tradições do Nordeste do Brasil com a tradição jamaicana (julho de 2018). Além das releituras, o grupo desenvolve trabalho autoral, como o seu “Tema do Ska Niemeyer”, música gravada ao vivo em estúdio e disponível no YouTube. Atualmente o grupo angaria recursos para a gravação de um EP. A formação conta com os embalos dos sopros de João Francisco Oswald (sax tenor e arranjos), Isadora Pina (sax alto), Paulo Black (trompete) e Bruno Portella (trombone) e a base firme de Filipe Alberti (teclas), Kino Lopes (guitarra), Vinícius Corbucci (baixo e arranjos), André Costa(bateria) e Mariano Toniatti (percussão). A ponte entre as melodias e as palavras fica na voz de Ms. Julia Carvalho.

SEXTA – 08.03.2019
21 às 01h

ILU BADU AYO
BLOCO DAS PERSEGUIDAS
8 de MARÇO
8M
A concentração vai ser a partir das 16h20 no gramado da Rodoviária do Plano piloto. Saída às 18h rumo ao Congresso e finalização na Praça dos prazeres, com apresentação do Bloco das Perseguidas (201 norte).

Carnaval 2019 – Praça dos Prazeres
De 28 de fevereiro a 8 de março
Praça dos Prazeres (201 Norte)
Acesso livre.