Texto de Renato Acha e Fotos de Renato Acha e Thiago Rodrigues.

O grupo percussivo inglês Stomp se apresentou na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional no último fim de semana (10 a 12 de setembro) e encerrou sua turnê pelo Brasil após se apresentar em São Paulo, Rio, Porto Alegre e Curitiba.
Brasília recebeu a trupe sob o patrocínio da NET, que fez uma pré estréia para convidados na quinta (9/9). Os convidados foram recebidos pelo staff da NET antes da apresentação. Um happy hour foi armado no foyer da Villa-Lobos, com uma estrutura cuidadosamente montada com mobília e serviço de buffet com petiscos e espumantes, além de um mini estúdio fotográfico onde as pessoas interagiam com imagens dos integrantes do Stomp e ao som da banda de Andréia Leones, que tocou hits da bossa nova e clássicos da MPB em clima intimista.

Surgido na cidade de Brighton, em 1991, o Stomp explora diversos materiais como vassouras, caixas de fósforo, jornais, latas de lixo e pias para produzir um som contagiante em performances criativas. A cenografia se confunde com os instrumentos e dá uma lição de sustentabilidade.
A platéia empolgada participou com palmas e risos durante toda a apresentação que funcionou como uma orquestra percussiva que fundiu as linguagens da dança, música, teatro e artes visuais em ritmo vertiginoso e com o uso da expressão em movimento.
“Fizemos um workshop na Caixa Cultural e ficamos encantados com a receptividade do teatro lotado de gente muito interessada. Ficamos muito felizes e encantados com estas pessoas. Realmente valeu muito a pena ter vindo para Brasília.“, declarou Donisha Brown, integrante da trupe.
Ponto positivo para a NET, a Caixa e a Vision Produções que acertaram em cheio ao trazer o Stomp para esta bem vinda turnê.