III Prêmio José Aparecido de Oliveira acontece hoje na Biblioteca Nacioinal.

Divulgação.

A Cerimônia de Premiação do III Prêmio José Aparecido de Oliveira será realizada nesta quarta-feira (15 de dezembro), às 15 horas no Auditório da Biblioteca Nacional. Criado em 2008, o troféu é uma homenagem do Governo do Distrito Federal àqueles que trabalham em prol da preservação da capital do país.

Além da entrega do troféu e diplomação do trabalho vencedor, serão comemorados o aniversário de 103 anos do arquiteto Oscar Niemeyer e os 23 anos do reconhecimento, pela UNESCO, de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade.

O professor de História, Rinaldo Paceli Ferreira foi o grande vencedor da primeira edição do troféu. Rinaldo desenvolve, desde 2003, um trabalho pedagógico com alunos do 5º e 6º anos do Centro de Ensino Fundamental 8, de Taguatinga. O projeto “Escola Peripatética – Educação Patrimonial”, consiste no resgate da história e da cultura de Brasília.

Em 2009, o troféu Hélice-Infinito foi para o projeto “A Invenção da Superquadra”, dos arquitetos Marcílio Medes Ferreira e Matheus Gorovitz Arquitetos. O trabalho conta a história da criação de Brasília e sua importância na nova forma de se planejar as cidades.

Serviço: III Prêmio José Aparecido de Oliveira

Data: 15 de dezembro (quarta) às 15 horas

Local: Biblioteca Nacional Leonel Brizola (Esplanada dos Ministérios)

Fonte: Secretaria de Cultura do DF.