TCU recebe principal prêmio das artes visuais brasileiras.

De 24 de outubro a 22 de dezembro.

Sérvulo Esmeraldo. Sem Título. Foto: Isaías Martins.

O Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas chega a sexta edição com mostra que apresenta os vencedores no Espaço Cultural Marcantonio Vilaça (TCU) de 24 de outubro a 22 de dezembro. Com curadoria de Marcus de Lontra Costa, a mostra não vem sozinha. Além dos trabalhos dos cinco laureados – Daniel Lannes (Rio de Janeiro), Fernando Lindote (Santa Catarina), Jaime Lauriano (São Paulo), Pedro Motta (Minas Gerais) e Rochelle Costi (São Paulo) – o TCU apresenta a terceira edição do ‘Projeto Arte e Indústria’, exibindo a obra do grande artista cearense Sérvulo Esmeraldo, homenageado desta edição, em diálogo com 11 artistas contemporâneos. Um passeio pela arte contemporânea brasileira, por suas reflexões, provocações e surpresas.

Artur Lescher. Infinito Simples (detalhe). Divulgação

O Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Considerado um dos mais tradicionais e respeitados prêmios do país – apontado por muitos como a principal premiação do campo das artes visuais brasileiras –, foi criado em 2004, e, ao longo de seis edições, já premiou 30 artistas e três curadores.

Angelo Venosa. Sem Título.

A cada edição, o prêmio contempla cinco artistas, que recebem bolsa para o desenvolvimento de projetos e têm a produção acompanhada por um crítico ou curador de arte. Ao fim dessa etapa, as obras criadas são reunidas em exposições itinerantes e, posteriormente, doadas ao acervo de instituições culturais. A partir da 5ª edição (2015-2016), curadores também passaram a receber premiação, conquistando uma bolsa para organizarem uma exposição.

Ana Maria Tavares. Opium Desviante Double.

Serviço: Mostra do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas
Local: Espaço Cultural Marcantonio Vilaça – TCU
Data: De 24 de outubro a 22 de dezembro
Visitação: de segunda a sexta, de 9:00 às 19:00
Agendamentos: (61) 3316-5221
Entrada franca.

TCU – A Evolução do Controle
Local: Museu do TCU
Visitação: de segunda a sexta-feira (9h às 19h)
Agendamentos: (61) 3316-5221
Entrada franca.