V Festival Internacional de Artes Cênicas para a Primeira Infância aporta na cidade.

De 4 a 26 de agosto.

Icilá – Benoit Sicat (França).

O Primeiro Olhar – V Festival Internacional de Artes Cênicas para a Primeira Infância do DF acontece de 4 e 26 de agosto com uma programação formada por sete espetáculos: três franceses, um italiano, dois brasileiros e uma coprodução Brasil-Espanha.

As apresentações ocorrem no Teatro Plínio Marcos da Funarte e no Museu Nacional da República – e ainda em creches públicas, hospitais e abrigos, exclusivas para suas plateias. Também será realizada, no Espaço Cultural Renato Russo, uma oficina-espetáculo para artistas do DF com o italiano Antonio Catalano (Universi Sensibili), abordando diversas linguagens e criando uma instalação-espetáculo aberta ao público.

Mokofina – Cie. Musicale Lagunarte (França).

Programação:

Oficina-espetáculo Mondo Fragile
Antonio Catalano (Itália)
Oficina de 20 a 24 de agosto, das 14h às 18h, no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul)
25 de agosto, das 10h às 18h: instalação-espetáculo resultante da oficina (aberta ao público)
A proposta da oficina é reunir um grupo de 20 artistas do DF, que pesquisem e realizem criações dedicadas à primeira infância, para a construção conjunta de uma instalação-espetáculo para o público familiar de adultos e crianças. Uma instalação de uma vila frágil feita com elementos naturais (grama, folhas, terra, sementes, plumas) que formam um museu sentimental, um povoado imaginário, um templo sensível a partir dos elementos da natureza, onde será realizada uma visita guiada animada pelos atores e com ações teatrais dedicadas à poesia e à maravilha.
Antonio Catalano é um multiartista italiano (ator, pintor, poeta e músico), referência internacional por sua vasta obra dedicada à infância.
www.universisensibili.it

Mokofina
Cie. Musicale Lagunarte (França)
4 e 5 de agosto, às 11h e 16h, no Teatro Plínio Marcos – Funarte
Mokofina é um momento de prazer, brincadeira, exploração, imitação e expressão, no qual a boca se torna o mais engraçado, variado e preciso instrumento musical. Próximo do público, o músico experimenta o campo dos possíveis sons da boca, com e sem acessórios, e desperta uma consciência musical em seus ouvintes que, como cada um de nós, já viveu todos esses momentos intoxicantes de descoberta.
www.lagunarte.org/fr/spectacles/mokofina

Bubuia
Coletivo Antônia (Brasília)
11 de agosto, às 11h e às 16h, no Teatro Plínio Marcos – Funarte
Experimentar, vivenciar, imaginar, sentir, escutar. Este é o convite que o Coletivo Antônia faz para bebês e crianças de até três anos com seu novo espetáculo. O grupo, conhecido por propor criações híbridas entre circo, dança, teatro e outras linguagens, trouxe para a criação uma pesquisa que vem se multiplicando nos últimos anos: a relação entre corpos e objetos, sob o olhar do circo. A dramaturgia de Bubuia, assinada por várias mãos, é um mergulho nas águas doces de Guimarães Rosa.
www.coletivoantonia.com

Pupila d’Água
Cia. La Casa Incierta (Brasília/Espanha)
12 de agosto, às 11h e às 16h, no Teatro Plínio Marcos – Funarte
7 e 8 de agosto, na Creche Cantinho do Girassol – Ceilândia (exclusivas para a creche)
9 de agosto, no Hospital da Criança
Pupila d’Água é um espetáculo histórico de música e teatro que utiliza elementos de canto lírico, percussão com objetos cenográficos e vasos de cristal, além de um repertório de elementos teatrais e de dança. Realizado pela companhia La Casa Incierta – que desde 2002 fez mais de 800 apresentações em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e cidades da Bélgica, França, Espanha, Portugal, Holanda, Itália e Rússia –, o espetáculo foi vencedor do prêmio FETEN (2005), na Espanha, e recebeu menção de honra pela ASSITEJ (Associação Internacional de Teatro para a Infância e Juventude), no Canadá, pelo caráter inovador do projeto. Em 2017, a companhia foi premiada pelo Banco Interamericano Mundial em Washington, pela relevância internacional de sua obra.
acasaincierta.com/por/creation/pupila-de-agua/

Ser você e ainda ser eu
Grupo Teatral Mão na Luva (São Paulo)
18 e 19 de agosto, às 11h e 16h, no Teatro Plínio Marcos – Funarte
Na peça, três atrizes encenam de forma poética, sem diálogos e com muita música, toda a trajetória do nascimento, crescimento e formação do ego. Objetos simples em um cenário onde acontecem cenas carregadas de poesia dão o tom da apresentação, que foi criada a partir da experiência da maternidade, da observação das relações entre bebês e cuidadores e das vivências com esse público.
grupomaonaluva.blogspot.com

Palestra: A arte e a primeira infância – Espaço de fragilidade e inocência
Com Carlos Laredo (Espanha/Brasil), Antonio Catalano (Itália) e Benoit Sicat (França)
24 de agosto, às 19h, no Centro Universitário IESB (609 Norte)

O jardim do possível
Benoit Sicat (França)
25 de agosto, às 11h e às 16h, no Museu Nacional da República
Entramos em uma instalação de minerais e plantas iluminados como pinturas no chão.
Um jardineiro silencioso trabalha em uma construção. Quando ela desmorona, o jardineiro muda seu propósito, bifurca-se e viaja em seu jardim de acordo com os materiais e as reuniões com seus visitantes. Todos vão gradualmente entender que é possível segui-lo ou traçar seu próprio caminho. Construções e destruições se misturam permanentemente e dão vida a esta área de jogo comum. Aqui tudo é possível e não importa o resultado. Participamos de um trabalho coletivo cujo único propósito é fazer juntos, compartilhar um momento entre crianças e adultos.
www.16ruedeplaisance.org/benoit-sicat/artiste/spectacles/le-jardin-du-possible

Icilá
Benoit Sicat (França)
26 de agosto, às 11h e às 16h, no Museu Nacional da República
Crianças e adultos se acomodam em um espaço vazio onde apenas um homem os espera, mãos vazias e sem decoração. Ele entra em diálogo com seus convidados, improvisando, respondendo, retomando os sons. É uma improvisação generosa e inventiva que abre nossos ouvidos e nos conecta uns aos outros.
www.16ruedeplaisance.org/benoit-sicat/artiste/spectacles/icila

Pupila dÁgua – Cia. La Casa Incierta (Brasília-Espanha).

Festival Primeiro Olhar – V Festival Internacional de Artes Cênicas para a Primeira Infância do DF
Data: De 4 a 26 de agosto
Locais: Teatro Plínio Marcos – Funarte (Eixo Monumental – Setor de Divulgação Cultural, Lote 2, entre a Torre de TV e o Clube do Choro)
Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul, Lote 2 – Esplanada dos Ministérios)
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada), à venda nas bilheterias a partir de uma hora antes da apresentação
Classificação indicativa: Livre.