Procura-se.

Procura-se é o novo espetáculo do coletivo de artistas BR S.A. que estreia em fevereiro em abrangente itinerância por espaços públicos, como estacionamentos, feiras e praças localizados em treze cidades do DF durante o período de dois meses. Criado e interpretado por Denis Camargo e Gustavo Reinecken o espetáculo é uma metalinguagem acerca do trabalho cênico de dois cidadãos palhaços que vivem na cidade em busca de emprego formal em sua àrea de atuação.

A dupla mostra suas habilidades individuais e coletivas da arte da palhaçaria por meio de jogos clássicos às duplas de palhaços, interações e brincadeiras com a plateia, além do discurso político e individual dos artistas-palhaços. O projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte de Artes Cênicas na Rua em 2010 e conta com o apoio do FAC da Secretaria de Cultura do DF.

O Acha Brasília bateu um papo com Denis Camargo que revelou detalhes da montagem que estreia no dia 5 de fevereiro na Feira da Ceilândia:

Acha – Como surgiu a ideia ?

Denis Camargo – “O Gustavo Reinecken apareceu para compor a equipe e eu já o conhecia de tempos atrás e sabia que ele pesquisa a linguagem do palhaço. Como começamos a trabalhar na BR SA juntos, eu propus de fazermos uma dupla e pesquisar uma proposta de espetáculo de rua. E o mote de criação seria a contar a nossa trajetória e mesclá-la com alguns números de palhaço“.

Acha – Como viabilizaram a circulação do projeto?

Denis Camargo – “Falamos de nossa identidade, da identidade de nossos palhaços e dos nossos desejos de trabalharmos como palhaços profissionais e com carteira assinada. Tem um quê de discurso político por trás, um protesto artístico. Bom, trabalhamos na criação do projeto/ideia e mandamos a proposta pro FAC (Fundo da Arte e Cultura da Secretaria de Cultura do DF) e para o Prêmio Artes Cênicas na Rua 2010 da Funarte e foi aprovado nos dois. Acho que estamos engasgados com a falta de apoio e de políticas públicas nessa área“.

Acha – Bem apropriado para o momento que estamos vivendo na cultura local.

Denis Camargo – “Acredito que sim. Estou fazendo mestrado em Artes na UnB e vou acabar usando o processo criativo do Procura-se para análise de um capítulo da dissertação final. Conseguiram uma agenda bem abrangente, acho legal a ideia de popularizar e circular pela cidade“.

Acha – De certa forma um prenúncio do novo edital da Secretaria de Cultura do DF, que prevê projetos que vão circular em varias cidades por aqui.

Denis Camargo – “O interessante do espetáculo é que o público, mesmo sendo leigo na linguagem, terá uma ideia real de como os artistas passam e como criam suas cenas. E que as dificuldades são as mesmas para arrumarem emprego e manter os seus salários e sustento“.

Acha – E assim se identificam.

Denis Camargo – “Sim, é um desejo antigo de circular por todas as cidades. A falta de centros culturais nas satélites e entorno dificulta a circulação dos espetáculos teatrais. Por isso, criamos um espetáculo de rua… não temos mais desculpas para com a população do DF. Acredito que o governo e a comunidade tem que trabalhar em conjunto em prol da cultura brasileira“.

Confira a programação com datas e locais de apresentação de Procura-se:

05 de fevereiro (sábado) de 12:30 às 13:30 na Feira da Ceilândia

06 de fevereiro (domingo) de 12:30 às 13:30 na Praça do Relógio em Taguatinga

12 de fevereiro (sábado) de 12:30 às 13:30 na Feira do Guará

13 de fevreiro (domingo) de 12:30 às 13:30 na Praça da feira da Cidade Estrutural

19 de fevereiro (sábado) de 12:30 às 13:30 na Praça da feira em Sobradinho

20 de fevereiro (domingo) de 12:30 às 13:30 na Praça da Administração em Brazlândia

26 de fevereiro (sábado) de 12:30 às 13:30 na Praça da Administração do Paranoá

27 de fevereiro (domingo) de 12:30 às 13:30 na Praça Central do Varjão

12 de março (sábado) de 12:30 às 13:30 na Praça da Administração de São Sebastião

13 de março (domingo) de 12:30 às 13:30 no Estacionamento perto da feira do Recanto das Emas

19 de março (sábado) de 12:30 às 13:30 no Estacionamento perto da feira de Samambaia

20 demarço (domingo) de 12:30 às 13:30  ao lado da Administração do Riacho Fundo II

26 de março (sábado) de 12:30 às 13:30  na Praça do Setor Comercial Sul de Brasília

27 de março (domingo) às 10: 00 e 12:30 na Praça Praça das Fontes Torre de TV de Brasília

27 de março (domingo) às 17:00 na área externa do Museu Nacional – Brasília

Serviço: Procura-se

Local: Praças, vias públicas, feiras e ruas

Data: de 05 de fevereiro a 27 de março de 2011

Duração: Aproximadamente 1 hora

Censura: Livre.