Por que não elegemos mulheres negras? Hoje tem projeção no Museu Nacional

Foto: Pedro Ventura.

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, 20 de novembro, é celebrado devido a
decisão do Congresso de 1978 do MNU (Movimento Negro Unificado contra Discriminação Racial) de eleger a figura de Zumbi como símbolo contra a escravidão no Brasil.

O líder negro foi assassinado nessa data em 1695. A data reflete a luta de pessoas negras contra a opressão e exploração no Brasil e reafirma as limitações do “Treze de Maio” que representou uma falsa liberdade, pois o Estado brasileiro não formulou políticas afirmativas e de reparação para a população negra.

O Coletivo Mais de Nós e a ASSECOR (Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento) se mobilizaram para reafirmar a importância dessa data tão importante para o Brasil, que é o país com a maior população negra fora do continente africano. As duas organizações irão fazer 30 minutos de projeção no Museu Nacional da República na Esplanada dos Ministérios às 19:30 no dia 20 de novembro. As artes da projeção refletem a luta contra o racismo no Brasil e dados sobre a realidade social da população negra. O evento é gratuito e de indicação livre para todas as idades, o uso de máscara e distanciamento social é imprescindível.

“A esplanada foi construída por pessoas negras e pauperizadas de todo o país que buscavam
oportunidades na construção de Brasília e que foram brutalmente exploradas na empreitada
de JK. O Museu Nacional foi construído posteriormente, mas sabemos que, infelizmente, a população negra do Brasil tem pouco acesso aos poucos equipamentos culturais disponíveis.

Essa ação é muito importante em tempos de negação da formação social e histórica do
Brasil.” – Keka Bagno, Coletivo Mais de Nós.
“É inaceitável falar em eleições sem falar em prosperidade e garantia de direitos da
população negra” Roseli Faria, Vice-Presidente – ASSECOR .

Projeção no Museu Nacional – Dia da Consciência Negra
20 de novembro (sábado) às 19:30
Museu Nacional da República
Realização: ASSECOR e Coletivo Mais de Nós.