Projeto Arte|Fato estreia com dois expoentes do RAP da Ceilândia: Realleza e Sobreviventes da Rua

Estreia 4 de maio às 19 horas.

Realleza. Divulgação.

A quarentena imposta pela Pandemia de Covid-19 com o fechamento dos espaços de fruição artística, a exemplo do Teatro dos Bancários, e consequente encolhimento das atividades culturais motivaram o Sindicato dos Bancários de Brasília a realização do projeto Arte|Fato.

De transmissões quinzenais, veiculadas em canal no YouTube do Sindicato dos Bancários, o Arte|Fato apresenta uma coletânea de vertentes artísticas. Na programação estão shows musicais, performances cênicas, poéticas, literatura e muito mais.

No próximo encontro, sobem ao palco do Arte|Fato, representantes do RAP ceilandense que fazem da música o instrumento de luta contra desigualdades e pelas causas sociais. A primeira atração são os Sobreviventes da Rua, com músicas que mostram a realidade nas periferias urbanas, discutem maus tratos, preconceito racial e de classe, drogas, conscientização política e o descaso das autoridades governantes.

Em seguida, Realleza, que é rapper, cantora, compositora e bacharel em direito. De ascendência brasileira e moçambicana, sua música traz a cultura que cruzou os mares e pulsa com força na periferia do DF. Tem voz potente e performance que investe na dança, no grave e privilegia o emponderamento negro e feminino. Com uma década de carreira, ela lançou seu EP de estreia, Afrontosa, em 2020!

O projeto também convida a comunidade a se engajar na campanha “Quem tem Fome, Tem Pressa!”, do Comitê de Solidariedade Bancária de Combate ao Coronavírus, com doações. Criada em maio do ano passado, a iniciativa presta solidariedade e socorro emergencial que possibilite a enfrentar a insegurança alimentar por meio de auxílio a catadores de materiais recicláveis, pessoas em situação de rua, mulheres vítimas de violência, quilombolas, pessoas LGBTQIAP+, bem como abrigos para a terceira idade, creches e categorias profissionais impactadas pela Covid 19, como é a situação da classe artística.

Sobreviventes da Rua.

Arte|Fato – 5ª Edição
Estreia: 4 de maio (terça) às 19 horas
Transmissão gratuita: www.youtube.com/user/bancariosbsb
Classificação: Livre.